Beat Reusser de Jesus
·Circuito: Sepang
·Local: Malásia
·Primeiro GP de F1: 17/10/1999
·Capacidade: 130 mil pessoas
·Distância de volta: 5,543 km
·Voltas: 56 (310,408 Km)
·Curvas: 15
·Velocidade máxima: 330 km/h
Erro da Ferrari elimina Felipe Massa ainda na primeira parte
O inglês Jenson Button conseguiu a segunda pole consecutiva neste sábado, ao classificar a Brawn GP na primeira colocação para o GP da Malásia de Fórmula 1. A Toyota, com o italiano Jarno Trulli em segundo e o alemão Timo Glock em terceiro, completam as três primeiras colocações.
O brasileiro Rubens Barrichello ficou com o quarto tempo, mas como mudou de caixa de câmbio foi punido com cinco posições. Como o alemão Sebastien Vettel, terceiro no treino, também foi punido com a perda de 10 posições, o brasileiro largará em oitavo. O site oficial da categoria primeiramente colocou Barrichello na nona colocação, o que gerou polêmica quanto à posição do piloto da Brawn GP.
O treino deste sábado, no entanto, não foi marcado pela luta por posições, mas sim por um enorme erro da Ferrari. Após dar apenas quatro voltas com pneus macios no Q1, tanto Felipe Massa quanto Kimi Raikkonen retornaram aos boxes, visto que a equipe acreditava já ter garantido seu lugar entre os 15 melhores.
O problema é que a tática se mostrou precipitada e Massa caiu para o 16º lugar nos segundos finais, sendo degolado logo na primeira parte do treino. Kimi, 14º colocado, escapou por pouco e posteriormente garantiu a nona posição, mas será o sétimo graças às punições sofridas por Barrichello e Vettel.
Quem também se deu mal logo nos primeiros minutos da sessão classificatória foi Nelsinho Piquet, que largará em 17º - ao sair da pista, o próprio piloto admitiu que cometeu vários erros, fato que só vai tornando mais delicada a sua situação dentro da Renault. Fernando Alonso, mesmo abatido por uma infecção no ouvido, sai em nono.
Líder do terceiro treino livre, Nico Rosberg abriu a lista de tempos na fase classificatória do final de semana. E o piloto alemão não teve a menor dificuldade para se qualificar para o Q2. Nesta fase, o piloto mais rápido foi o brasileiro Rubens Barrichello com 1min34s681, enquanto Giancarlo Fisichella, Adrian Sutil e Sébastien Buemi foram degolados junto com os brasileiros Massa e Piquet.
Na segunda parte do treino, quem se deu mal foi a McLaren, que viu seus dois pilotos caírem: Lewis Hamilton foi o 13º, uma posição à frente de Heikki Kovalainen. Kazuki Nakajima, da Williams, também decepcionou, ficando em 12o. Porém, tanto o japonês quanto o campeão mundial foram beneficiados com a punição dada a Vettel e sobem uma posição no grid.
Já a superpole começou com três favoritos: Button, Rosberg e Trulli. Os três disputaram a posição de honra da corrida duramente, com o inglês fazendo valer a boa performance de sua Brawn GP.
O italiano até tentou armar uma surpresa quando o cronometro já estava zerado, mas não obteve sucesso e terá que se contentar com o segundo lugar. Já Rosberg, a exemplo do ocorrido em Melbourne, vacilou de novo na hora do treino para valer e foi o sexto melhor tempo - ele, porém, larga em quarto por conta das punições a Barrichello e Vattel .
Veja o grid de largada:
1 - Jenson Button (Brawn GP)
2 - Jarno Trulli (Toyota)
3 - Timo Glock (Toyota)
4 - Nico Rosberg (Williams)
5 - Mark Webber (Red Bull)
6 - Robert Kubica (BMW)
7 - Kimi Raikkonen (Ferrari)
8 - Rubens Barrichello (Brawn GP)*
9 - Fernando Alonso (Renault)
10 - Nick Heidfeld (BMW)
11 - Kazuki Nakajima (Williams)
12 - Lewis Hamilton (McLaren)
13 - Sebastian Vettel (Red Bull)**
14 - Heikki Kovalainen (McLaren)
15 - Sebastien Bourdais (Toro Rosso)
16 - Felipe Massa (Ferrari)
17 - Nelsinho Piquet (Renault)
18 - Giancarlo Fisichella (Force India)
19 - Adrian Sutil (Force India)
20 - Sebastien Buemi (Toro Rosso)
* perdeu cinco posições por troca da caixa de câmbio
Nenhum comentário:
Postar um comentário