domingo, 5 de abril de 2009

Em São Petersburgo a vitória cai no colo de Briscoe depois de vacilo de Justin Willson






Carlos Augusto com A F-INDY









Foi realizado neste domingo, dia 05/04, às 15h., horário de Brasília, a primeira etapa da Formula INDY, em São Petersburgo, uma corrida com 100 voltas.

Graham Rahal, pole, não veio tão lançado na largada e permitiu que, por fora, Justin Wilson assumisse a liderança. Para evitar um eventual toque com o ex-companheiro, Graham Rahal acabou cedendo posição para Dario Franchitti — que estava por dentro. Mas acabou tomando um toque de Tony Kanaan, que derrubou o primeiro do grid para o último posto. Rahal e Kanaan precisaram visitar os boxes, tudo isto no inicio da prova.

Foi uma prova marcada por varios toque e acidentes que envolveu pilotos durante a prova, como Mike Conway e Scott Dixon, depois da 32 volta aconteceu mais acidentes, primeiro a Danica Patrick e o Brazuca Raphael Matos tocaram-se e bateram forte no muro, ambos abandonando a prova. Em outro ponto da pista Alex Tagliane foi tocado por Vitor Meira, já o piloto Ed Carpenter bete no muro e gera mais uma paralização.


A corrida viria a enfrentar outro momento verde-amarelo, em relação às bandeiras, com o acidente de Dixon na curva 3. Brigando por um sombrio nono lugar com o japonês Hideki Mutoh, o atual campeão forçou na reta principal, chocou-se com o rival e mais à frente, já com problemas de suspensão, foi parar na barreira de pneus.


Segundos depois, mais um acidente recolocava o safety-car na frente de todos: o estreante Doornbos foi otimista demais ao tentar passar Wheldon na crítica curva 3, e aí já viu: duplo abandono. Que se transformou em triplo por Mutoh não ter evitado a traseira do carro do inglês da Panther.

Restaram três voltas, em que as posições se mantiveram. Briscoe, pela primeira vez na carreira, aparece como líder do campeonato. Kanaan acabou em quinto lugar e Meira ainda conseguiu chegar, em nono. Já os outros brasileiros, Raphael Matos e Mario morais abandonaram a primeira prova do ano.




Ficou o resultado da prova da seguinte forma:

01 - Ryan Briscoi = AUS = Penske
02 - Ryan Hunter-Reay = EUA = Vision
03 - Justin Wilson = ING = Dale Cayne
04 - Dario Franchitti = ESC = Ganassi
05 - Tony Kanaan = BRA = Andretti Breen
06 - Will Power = AUS = Penske
07 - Grahan Rahal = EUA = Newman/Haas
08 - Darren Manning = ING = Dreyer
09 - Vitor Meira = Bra = Foyt
10 - Stanton Barrett = EUA = 3G
11 - Alex Tagliani = CAN = Conquest
12 - Robert Doornbos = HOL = Newman/Haas


A segunda etapa da Formula INDY, será no próximo dia 19/04, domingo, o GP de Long Beach.


Carlos Augusto radialista na cidade de Ilhéus Ba.

Nenhum comentário: