sábado, 17 de outubro de 2009

Brasileirão 2009 - Série A, 30ª Rodada





Beat Reusser
de Jesus







Atlético-MG bate o São Paulo e pula para a vice-liderança

Depois de quase quatro meses, o São Paulo voltou a ser batido em seu estádio. Na noite deste sábado, em duelo que valeu a vice-liderança e a condição de principal perseguidor do Palmeiras na luta pelo título, o Atlético-MG encerrou a série invicta do rival dentro do Morumbi ao vencer por 1 a 0, com direito a "gol-relâmpago" do artilheiro e novo carrasco Diego Tardelli, revelado pelo próprio time tricolor e criticado pela torcida nos quatro anos em que esteve no clube.

Com a bola rolando, bastou um minuto para o Atlético-MG decepcionar os tricolores que compareceram ao Morumbi, em jogada de dois ex-atletas do clube mandante. A falta que aconteceu no lado direito do ataque foi cobrada por Ricardinho e aproveitada por Diego Tardelli, que aproveitou a vacilada da zaga são-paulina para só ter o trabalho de empurrar para as redes de Rogério Ceni.

A desvantagem "relâmpago" no placar fez o técnico Ricardo Gomes mandar sua equipe ao ataque e deu início à pressão no campo visitante, mas ser punida com os seguidos erros de finalização. Na jogada mais perigosa, após boa trama entre Hugo e Dagoberto, o centroavante Washington carimbou a trave. Antes do final do primeiro tempo, o torcedor são-paulino ainda sofreu com as falhas de Dagoberto, em chute cruzado para fora, e de novo Washington, que cabeceou por cima quando estava livre de marcação.

A sequência de erros do camisa 9 tricolor irritaram os presentes nas arquibancadas e Ricardo Gomes, que voltou com o centroavante Borges para os últimos 45 minutos. Porém, a alteração não surtiu o efeito desejado e a produção ofensiva são-paulina caiu ainda mais. Sem ameaçar o gol do uruguaio Carini, os mandantes ainda foram ameaçados por duas vezes, em finalizações de Diego Tardelli e Rentería, que só não ampliaram graças às intervenções de Rogério.


Avaí vence o Goiás de virada por 2 a 1

O Goiás foi à Santa Catarina para enfrentar o Avaí e tentar voltar ao G-4. No entanto, o time de Hélio dos Anjos foi derrotado de virada por 2 a 1. Leandro Eusébio marcou para o Goiás e Léo Gago e Marquinhos fizeram para o Avaí.

O Goiás começou melhor a partida, com uma defesa consistente e jogando no erro do Avaí, que insistia em fazer ligação direta entre defesa e ataque. Melhor montado em campo, os visitantes abriram o placar aos 15min. Depois da cobrança de escanteio da direita, Leandro Eusébio, de cabeça, balançou a rede do Avaí.

Mesmo com a vantagem o Goiás continuava dominando a partida. Somente nos dez minutos finais da primeira etapa o Avaí pareceu perceber que estava atrás no marcador e precisava reagir. Aos 38min, após cobrança de escanteio da direita, Rafael, de cabeça, obrigou o goleiro Harlei a fazer grande defesa. Logo em seguida, aos 42min, Eltinho cruzou da esquerda, a bola sobrou para Leonardo, que cabeceou forte. Porém, mais uma vez o ataque do Avaí parou nas mãos de Harlei.

O Avaí voltou para o segundo tempo da mesma forma como terminou o primeiro: pressionando. Não demorou para que o Goiás se sentisse acuado e cedesse o espaço necessário para o empate, que saiu aos 7min. Léo Gago tentou o cruzamento pela direita, pegou errado na bola e acabou encobrindo o goleiro, igualando o placar.

O gol era tudo que o time da casa precisava para se empolgar. Tanto é que a virada veio aos 15min. Leonardo puxou o contra-ataque e tocou para Marquinhos, que chutou sem chances para Harlei.

Atrás no marcador, o Goiás se perdeu completamente. Sem poder ofensivo e desarrumado na defesa, não parecia ser a mesma equipe do primeiro tempo. O resultado foi que o Avaí apenas administrou a vitória, sem sustos, até o apito final.

Nenhum comentário: