sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Copa da Itália - 1934





Carlos Augusto






A Copa do Mundo de 1934 foi a primeira na qual os países tiveram que se classificar na disputa das Eliminatórias para poder participar. O número de nações participantes desta vez dobrou em relação à edição anterior, sendo que 70% das 32 nações eram do continente Europeu.

O Mundial de 1934 como o de 1938 teve interesses políticos em jogo: o regime fascista subjugava a Itália, e o ditador Benito Mussolini planejou transformar o evento numa espécie de propaganda pró-regime. A influência indiscutível de Mussolini se impôs em diversos aspectos, como por exemplo a escolha pré-determinada de árbitros "suspeitos" nas partidas da anfitriã Itália. O sueco Ivan Eklind, que apitou a semifinal e a final, teria se encontrado com Mussolini antes das partidas. Misteriosamente, decisões polêmicas foram tomadas, sempre em favor da Itália ( expulsões e gols anulados de adversário.) Alguns árbitros influenciaram tanto nos resultados da Itália que foram expulsos por suas pátrias após o torneio, caso do suíço René Mercet e do belga Luis Baert.

Duas peculiaridades marcaram a Copa do Mundo de 1934: O defensor do título, Uruguai, recusou o convite para participar, num boicote aos europeus por terem ignorado a edição anterior, em 1930 (Apenas 4 seleções européias participaram do torneio: Bélgica, França, Iugoslávia e Romênia), tornando-se assim o único defensor de título que não competiu no torneio seguinte. Além disso, a anfitriã Itália teve que passar pelas Eliminatórias, na única ocasião em que um país-sede precisou disputar Eliminatórias Copa do Mundo de 1934 foi a primeira em que os representantes do Mundial foram definidos após a realização das Eliminatórias.

As regras foram simples. A Europa teve 12 das 16 vagas para o Mundial: seus 21 países foram distrubuídos em 8 grupos definidos por critérios geográfico
s. A América do Sul teve direito a duas vagas diretas, mas com a desistência de Peru e Chile, Brasil e Argentina classificaram-se automaticamente. Os representantes de outras regiões, América do Norte, América Central (formaram o Grupo 11) e Oriente Médio (que formaram o Grupo 12) tiveram direito a duas vagas na fase final.

As 16 vagas para a Copa foram assim distribuídas:

* Europa: 21 seleções disputaram 12 vagas.
* América do Sul: Duas vagas. Peru e Chile desistiram. Ficando Brasil e Argentina.
* América do Norte e América Central: Quatro seleções disputaram uma vaga.
* Oriente Médio: Duas seleções disputaram uma vaga.

.
O modelo do mundial aconteceu em estilo "mata-mata", composto por 5 fases com os confrontos das oitavas definidos por sorteio: Oitavas, Quartas, Semifinal, Disputa do 3º Lugar (ausente em 1930) e Final. Participaram doze seleções européias: Áustria, Tchecoslováquia, Alemanha, Hungria, Itália, Espanha, Suécia, Suíça, França, Romênia, Bélgica e Holanda; Duas sul-americanas: Brasil e Argentina; Uma norte-centro-americana: Estados Unidos e uma africana: Egito.

A maior goleada da Copa ocorreu logo na primeira fase, Itália 7x1 Estados Unidos. O Brasil, outra vez desfalcado devido às eternas brigas entre cariocas e paulistas, deu vexame: Perdeu por 3 x 1 da Espanha e voltou para casa. Outra decepção foi a Argentina, vice-campeã do mundo, que foi eliminada pela Suécia por 3 x 2. As grandes forças Mundial de 1934 eram a Itália, a Espanha, a Hungria e a Tchecoslováquia.

O primeiro jogo-desempate da história das Copas foi entre Itália e Espanha. No primeiro jogo, empate em 1 x 1 após a prorrogação (neste tempo ainda não havia disputa por pênaltis). No desempate, deu Itália: 1 x 0. Nas semifinais, em Milão a Itália venceu a Áustria por 1x0 e em Roma a Tchecoslováquia bateu a Alemanha por 3 x 1.

Na Disputa pelo 3º lugar a Alemanha venceu a Áustria por 3x2. A final foi disputada no Estádio Olímpico de Roma, sob presença do imponente Mussolini e de outros 50 mil espectadores. A Itália empatou o jogo com a Tchecoslováquia no tempo normal, e na prorrogação Ângelo Schiavio fez o gol do título italiano: 2x1.




Seleção Brasileira

O Técnico Luiz Vinhaes convocou para a Copa de 1934 os seguintes jogadores:

Ariel = Meio-campo Botafogo
Armandinho = Atacante São Paulo da Floresta
Átila = Atacante Botafogo
Canalli = Meio-campo Botafogo
Carvalho Leite = Atacante Botafogo
Germano = Goleiro Flamengo
Leônidas da Silva = Atacante Vasco da Gama
Luiz Luz Zagueiro = Grêmio de Foot Ball Portoalegrense
Luizinho = Atacante São Paulo da Floresta
Martim Silveira = Meio-campo Botafogo
Octacílio = Zagueiro Botafogo
Patesko = Atacante Botafogo
Pedrosa = Goleiro Botafogo
Sylvio Hoffmann = Zagueiro São Paulo da Floresta
Tinoco = Meio-campo Vasco da Gama
Waldemar de Brito = Atacante São Paulo da Floresta
Waldir = Meio-campo Botafogo

Seleção Brasileira de 1934


Delegação Brasileira: Ariel, Armandinho, Attila, Waldemar de Britto, Canalli, Carvalho Leite, Germano, Leônidas, Luisinho, Luiz Luz, Martim, Octacílio, Patesko, Pedrosa, Sylvio Hoffmann, Tinoco, Waldyr e Técnico Luiz Augusto Vinhares.


O Brasil na Copa de 1934 na Itália: Eliminado na Primeira Fase - 14º lugar1 jogo 1 derrota 1 gol a favor e 3 gols sofridos saldo de gols -1.


Artilheiros da Copa de 1934

Oldrich Nejedly (Checoslováquia) = 4
Angelo Schiavio (Itália) = 4
Edmund Conen (Alemanha) = 4
Raimundo Orsi (Itália) = 3
Leopold Kielholz (Suiça) = 3




Oldrich Nejedly (Checoslováquia)
Ao lado de Planicka, liderou a seleção vice-campeã
e dividiu a artilharia do Mundial.










Giuseppe Meazza (Itália)
Um dos líderes da campeã Itália deu
nome ao estádio municipal de Milão.











Angelo Schiavio
(Itália)
Um dos artilheiros da Copa, com quatro gols.
Marcou o gol do título na decisão.







Dados da Copa:


Ano: 1934
País: Itália
Data (início/final): 27/05 a 10/06
Seleção vencedora: Itália

Total de espectadores: 395.080
Cidades-sede e estádios: 8
Bolonha (Littoriale), Florença (Giovanni Berta), Gênova (Luigi Ferraris), Milão (San Siro), Roma (Olímpico), Turim (Mussolini), Nápoles (Ascarelli) e Trieste (Littorio)
Países participantes: 16
Argentina, Alemanha, Áustria, Bélgica, Brasil, Egito, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Hungria, Itália, Romênia, Suécia, Suíça e Checoslováquia
Número de partidas: 17
Número de gols: 70
Média gols / partida: 4,12

Final: Itália 2 x 1 Checoslováquia


Seleção da Itália Campeã de 1934


A Itália sagrou-se campeã da Copa do Mundo 1934 passando pelos EUA (7x1), Espanha (1x1 e 1x0), Áustria (1x0), e venceram a final contra a Tchecoslováquia por 2x1. A seleção italiana tinha a participação de jogadores estrangeiros chamados de "oriundi", como os argentinos Monti, Gauita e Orsi.

Fonte:Duplipensar.NET, Wikipédia e FIFA.

Nenhum comentário: