quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Copa Sul-Americana, quartas de final




Beat Reusser
de Jesus







Botafogo perde para o Cerro Porteño, em jogo de erros de arbitragem


Em situação delicada no Campeonato Brasileiro, o Botafogo foi ao Paraguai para enfrentar o Cerro Porteño, pelas quartas de final da Copa Sul-Americana. No entanto, o time carioca não conseguiu espantar a má fase e acabou derrotado por 2 a 1, em jogo com muitos erros de arbitragem.

O Cerro Porteño começou a partida melhor, empurrado pela torcida e pressionando o Botafogo. Logo aos 9min, o time paraguaio quase chegou ao gol. Em bola alçada na área brasileira, a zaga falhou e Nanni, frente a frente com o goleiro, finalizou nas mãos do goleiro Jefferson, que fez grande defesa.

O time da casa continuava melhor, usando sua principal arma: os lados do campo. O Botafogo, que parecia ignorar a principal força do adversário, procurava encaixar as jogadas pelo meio do campo, facilitando a defesa do Cerro. Aos poucos, a equipe do Rio conseguiu ter mais controle de bola e volume de jogo, mas era incapaz de converter em chances reais de gol.

Até que aos 33min, o Cerro Porteño, mais efetivo em campo, abriu o placar. Depois de cruzamento na área, Nanni, em situação irregular, evitou a saída que daria o tiro de meta para o Botafogo. A zaga carioca afastou errado e Irrazabal, de cabeça, jogou a bola na área. Emerson não cortou e Recalde finalizou forte, sem chances para o goleiro.

O Botafogo voltou mais ofensivo na segunda etapa e, assim como o Cerro, empatou com um gol favorecido pela arbitragem. Aos 12min, em um bate-rebate na área paraguaia, a bola espirrou e tocou no braço direito de Reinaldo, que se aproveitou do lance e chutou no canto esquerdo de Barreto e igualou o marcador.

Quando o Botafogo poderia se beneficiar do bom momento, Léo Silva, em jogada desleal, pisou na perna do adversário e foi expulso, deixando a equipe carioca em desvantagem numérica.

Com um a menos, o Botafogo chamou o adversário para seu campo. Porém, mais uma vez, o árbitro acabou sendo decisivo em mais um lance polêmico que resultou em gol. Em cruzamento da direita, o juiz viu falta de Emerson em Nanni dentro da área, marcou a penalidade e expulsou o jogador do Botafogo, causando confusão, tumulto e discussão entre os jogadores dos dois times. Aos 36min, o próprio Nanni cobrou no canto esquerdo de Jefferson e definiu a partida.

Restou ao Botafogo, com dois a menos (Recaldo ainda foi expulso nos acréscimos, diminuindo a vantagem numérica dos paraguaios), se segurar para não tomar mais gols, o que conseguiu. O resultado não é tão ruim para a equipe carioca, que depende de uma vitória simples no jogo de volta, no Engenhão, para se classificar, já que marcou fora de casa.

Nenhum comentário: