sábado, 17 de outubro de 2009

Barrichello é pole em treino de quase 3 horas





Beat Reusser
de Jesus







·Circuito: Interlagos
·Local: Brasil
·Primeiro GP de F1: 11/2/1973
·Capacidade: 119 mil pessoas
·Distância de volta: 4,309 km
·Voltas: 71 (305,909 Km)
·Curvas: 15
·Velocidade máxima: 325 km/h





Mesmo debaixo de muita chuva, deu tudo certo para Rubens Barrichello no circuito de Interlagos. O brasileiro da Brawn GP deu um show na pista molhada, conquistou a pole position do GP do Brasil e viu os dois rivais pelo título - Jenson Button e Sebastian Vettel - ficarem pelo caminho. O companheiro de equipe da Brawn largará apenas na 14ª posição e o alemão da Red Bull cravou apenas o 16º melhor tempo.

O brasileiro cravou a pole com o tempo de 1min19s576, seguido pelo australiano da Red Bull, Mark Webber, com 1min19s668. Em terceiro lugar vem o alemão Adrian Sutil, da Force India, com 1min19s912.

A enorme duração do treino, porém, não significa que os carros trabalharam este tempo todo. Pelo contrário: a insistente chuva que atingiu o circuito de Interlagos provocou duas paralisações que, juntas, somaram uma hora e 23 minutos. Curiosamente, ao término do Q3, o sol ameaçou aparecer em São Paulo.

O aguaceiro em Interlagos fez a sua primeira vítima logo aos quatro minutos de treino, quando Giancarlo Fisichella rodou na saída do "S" do Senna e ficou com o carro cruzado na pista, obrigando a intervenção da bandeira vermelha.

Depois de uma paralisação de 12 minutos, os carros voltaram à pista para fazer um Q1 no qual alguns dos principais candidatos à vitória se deram mal: precisando de um excelente resultado para seguir com chances de título, Sebastian Vettel foi eliminado da briga pela pole ao conquistar apenas a 16ª posição.

Vinte e cinco minutos de paralisação para as condições do asfalto melhorarem não foram suficientes. Assim que a pista foi liberada, Vitantonio Liuzzi, da Force India, deslizou na reta dos boxes e bateu, destruindo o carro. Felizmente, o piloto nada sofreu e saiu andando do carro. Com a necessidade de nova bandeira vermelha, a organização optou pela segurança e só autorizou os pilotos voltaram à pista quando parasse de chover. Resultado: mais uma hora e 11 minutos sem nada acontecendo no circuito.

Na volta, quem se deu mal foi Jenson Button: por mais que tenha tentado o líder do Mundial não conseguiu apresentar uma boa performance na pista ainda molhada e foi apenas o 14º no Q2, sendo eliminado.

Barrichello, por sua vez, escapou por pouco, conseguindo a 10ª e última vaga na Super Pole. Na disputa pela primeira colocação do grid, o dono da casa mostrou mais uma vez todo o seu talento com pista molhada e vê assim suas chances de título ganharem uma enorme força.

Nenhum comentário: