Carlos Augusto
Neste sábado, dia 10/10, foi realizado a 17ª etapa e ultima da temporada de 2009 da Formula - Indy, onde 3 pilotos corriam pelo titulo, Dário Franchitti, Scott Dixon e Ryan Briscoe. Tornado o GP de Miami, no circuito de Homestead, a prova mais sensacional da temporada e que não teve uma bandeira amarela, sendo aprova decidida na estratégia e técnica do piloto.
O escocês, pole, manteve a ponta nas primeiras voltas, mas, já adotando ritmo mais lento, logo foi ultrapassado por Briscoe e Dixon. A distância para os dois líderes, que brigavam palmo a palmo, só crescia. Ryan vinha em ritmo enlouquecedor: na volta 80, já havia aberto uma volta de diferença para todos os pilotos até o quarto colocado, Tony Kanaan.
Aos poucos, porém, Briscoe não deu mais espaço para suspeitas: entre ele e Scott, o título seria, certamente, australiano. Adotando uma linha ousada nas curvas, sempre andando muito próximo do muro, Ryan chegou a 71 voltas lideradas no giro 164, tornando-se o campeão àquele momento. Mas, em uma corrida atípica — não houve bandeiras amarelas —, o vencedor havia de sair de uma ideia diferente. E assim aconteceu.
A corrida já estava na fase "quantas voltas faltam", e nada de Dario fazer a quarta parada nos boxes. Na marca das 180 de 200 passagens, a atriz e esposa Ashley Judd, como se soubesse de todo o plano, se encaminhou para o muro da pista. De lá, viu uma das vitórias mais espetaculares da história recente da categoria. E sem photochart — maneira que os norte-americanos mais gostam.
Dario Franchitti foi genial em Homestead. Como o mais frio dos estrategistas, deixou os rivais Ryan Briscoe e Scott Dixon dispararem na frente, se aproximarem até de aplicar uma volta de vantagem, mas, economizando combustível, fez uma parada a menos e se sagrou bicampeão da Indy.
Os brasileiros também tiveram o que comemorar: Kanaan, saindo do 15º posto, provou que valeu a pena usar os treinos livres exclusivamente para trabalhar no acerto de corrida e terminou em quarto. Hélio Castroneves seguiu o baiano e foi o quinto. Mário Moraes foi outro que, apesar de um lugar ruim no grid — partiu em décimo —, conseguiu se recuperar: acabou em sétimo.
Raphael Matos foi o 14º. "Motivo para comemorar?", pode perguntar o leitor. O piloto da Luczo Dragon assegurou o prêmio de melhor novato do ano, com 312 pontos e 13º colocado na classificação final. De quebra, leva para casa um prêmio de US$ 25 mil — cerca de R$ 43 mil.
Ficando assim a classificação do GP de Miami:
01º Dario Franchitti [Chip Ganassi] 1h28min28seg3117
02º Ryan Briscoe [Team Penske] + 4seg7888
03º Scott Dixon [Chip Ganassi] + 6seg0206
04º Tony Kanaan [Andretti Green] + 1 volta
05º Hélio Castroneves [Team Penske] + 1 volta
06º Hideki Mutoh [Andretti Green] + 2 voltas
07º Mario Moraes [KV Racing Technology] + 2 voltas
08º Alex Lloyd [Newman Haas Lanigan] + 2 voltas
09º Tomas Scheckter [Dreyer & Reinbold] + 3 voltas
10º Justin Wilson [Dale Coyne] + 3 voltas
11º Graham Rahal [Newman Haas Lanigan] + 3 voltas
12º Ed Carpenter [Vision] + 3 voltas
13º Ryan Hunter Reay [A. J. Foyt Enterprises] + 4 voltas
14º Raphael Matos [Luczo Dragon] + 4 voltas
15º Mike Conway [Dreyer & Reinbold] + 5 voltas
16º Ernesto José Viso [HVM] + 6 voltas
17º Milka Duno [Dreyer & Reinbold] + 6 voltas
18º Sarah Fisher [Sarah Fisher Racing] + 13 voltas
19º Danica Patrick [Andretti Green] + 15 voltas
20º Robert Doornbos [HVM] + 34 voltas
21º Daniel Wheldon [Panther] + 50 voltas
22º Marco Andretti [Andretti Green] abandonou (problemas mecânicos)
23º Jaques Lazier [Team 3G] abandonou (problemas mecânicos)
Confira os dez primeiros colocados da temporada 2009:
1º Dario Franchitti 616
2º Scott Dixon 605
3º Ryan Briscoe 604
4º Hélio Castroneves 433
5º Danica Patrick 393
6º Tony Kanaan 386
7º Graham Rahal 385
8º Marco Andretti 380
9º Justin Wilson 354
10º Dan Wheldon 335
Carlos Augusto radialista na cidade de Ilhéus - Ba.
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