terça-feira, 20 de outubro de 2009

Fifa anuncia prêmio para gol mais bonito do ano




Beat Reusser
de Jesus





O suíço Joseph Blatter, presidente da Fifa, anunciou hoje a criação do Prêmio Puskás, entregue ao jogador que marcar o gol mais bonito do ano em todo o mundo.

O documento para a criação da distinção foi assinado hoje na cidade húngara de Selcsut em solenidade que contou com a presença de Blatter e a viúva de Puskás, Erzsébet. Entre lágrimas, ela agradeceu a homenagem ao marido.

O prêmio será entregue pela primeira vez dia 21 de dezembro deste ano, na festa da Fifa em Zurique, na Suíça.

O prêmio é uma homenagem ao húngaro Ferenc Puskas, considerado um dos maiores jogadores da história do futebol. Vice-campeão mundial na Copa de 1954, na Suíça, ele disputou também a Copa de 1962, no Chile, mas pela seleção da Espanha, no tempo em que era permitido defender mais de uma seleção.

Puskas foi também, ao lado do argentino Alfredo di Stéfano, um dos astros do supertime do Real Madrid que ganhou cinco vezes seguidas a Liga dos Campeões entre 1956 e 1960, e foi apontado pela Fifa como o maior time do século 20.

Puskás morreu dia 17 de novembro de 2006, aos 79 anos, em um hospital de Budapeste, e seu funeral aconteceu 9 de dezembro do mesmo ano no maior estádio da Hungria, que leva seu nome desde 2002.

Nenhum comentário: