domingo, 18 de outubro de 2009

Brasileirão 2009 - Série A, 30ª Rodada




Beat Reusser
de Jesus








Fla bate Verdão com dois gols de Petkovic

No encontro entre Diego Souza e Adriano, apontados como melhores jogadores do Campeonato Brasileiro, brilhou a estrela do meia Petkovic. No gramado do Estádio Palestra Itália, diante de mais de 26 mil torcedores alviverdes, o sérvio freou a empolgação dos líderes ao marcar duas vezes na vitória do Flamengo por 2 a 0.

Com a bola rolando, o Palmeiras apostou desde o início em sua força aérea e levou perigo em cruzamentos para a área. Levando vantagem na maioria dos lances pelo alto, os mandantes chegaram bem em cabeçadas de Danilo, Robert e Diego Souza, que passaram rente ao travessão rubro-negro. No entanto, a empolgação palmeirense durou apenas 24 minutos, tempo que o meia Petkovic demorou para brilhar e fazer a diferença. Dentro da área, cercado por marcadores, o sérvio achou espaço para sair de três zagueiros e tocar com categoria no ângulo de Marcos.

O gol visitante serviu para aumentar a pressão alviverde e recuar ainda mais o Flamengo em seu campo de defesa, apostando apenas nos contra-ataques com Zé Roberto e Adriano. No entanto, quem quase foi às redes foi o artilheiro Vagner Love, que em lindo lance na entrada da área, tirou dois zagueiros do time carioca e finalizou com a perna esquerda para ótima defesa de Bruno.

No entanto, na etapa final, os visitantes souberam o caminho para neutralizar as forças alviverdes e traçarem vitória tranquila. Depois de dar trabalho para Marcos duas vezes antes dos cinco minutos após o reinício, o Flamengo ampliou a vantagem no placar graças à estrela de seu camisa 43 e à falha do setor defensivo palmeirense. Aos 16min, Petkovic bateu escanteio fechado, pelo lado esquerdo, contou com a colaboração de Marcos após tentativa de desvio de Ronaldo Angelim e marcou gol olímpico.

Nos minutos finais, com a vitória praticamente assegurada, o Flamengo continuou sendo mais perigoso e por pouco não fez o terceiro, em lance que Zé Roberto viu Marcos adiantado e carimbou o travessão palmeirense. Já aos 42min, após marcação polêmica de pênalti em Ortigoza, o centroavante Vagner Love teve a chance de recolocar o Palmeiras na partida, mas jogou por cima e enterrou as chances de reação dos mandantes.


Vitória derrota o Náutico de virada

O Vitória tomou um susto, mas no fim conseguiu vencer no Campeonato Brasileiro. Depois de uma derrota e dois empates, a torcida do rubro-negro baiano fez festa com a virada por 3 a 1 sobre o Náutico. Leandrão, que saiu do banco de reservas, foi o destaque da partida com dois gols.

Mas o triunfo do Vitória teve requintes de crueldade. No primeiro tempo, teve chance de sair na frente, com Roger. Mas o atacante e artilheiro da equipe no Campeonato Brasileiro, com 13 gols, desperdiçou a cobrança.

Se terminou a primeira etapa pressionado, o Náutico voltou do vestiário decidido a mudar a história do jogo. Foi necessário pouco mais de um minuto para Bruno Mineiro aproveitar a boa jogada do Timbu pela esquerda, receber na área e chutar duas vezes para abrir o placar.

Mas Vágner Mancini resolveu mexer e conseguiu mudar a cara da equipe e consequentemente do jogo. Afinal de contas, seus reservas participaram dos três gols que deram os três pontos para o vitória.

O primeiro a entrar foi Leandrão, no lugar do vaiado Roger. Se o artilheiro da equipe perdeu a oportunidade, seu substituto mostrou oportunismo logo com quatro minutos em campo. Aos 16, ele aproveitou cruzamento de Nino e de cabeça fez o gol de empate.

O bom momento de Leandrão se confirmou aos 37min quando Jackson, que acabara de entrar serviu o para o atacante dar um toque e desviar do goleiro Gledson.

No último gol, já nos acréscimos, Neto Berola, que também saiu do banco, deu passe para Jackson chutar entre as pernas do arqueiro pernambucano e encerrar a contagem no Barradão.


Nenhum comentário: