domingo, 25 de outubro de 2009

Rossi conquista o hepta da MotoGP




Beat Reusser
de Jesus





O piloto italiano Valentino Rossi ganhou seu sétimo título da MotoGP neste domingo, no circuito de Sepang, na Malásia, ao chegar em terceiro na corrida. O australiano Casey Stoner venceu, a segunda seguida na temporada, e o espanhol Dani Pedrosa chegou em segundo.

Além disso, este é o nono título de campeão do mundo de Rossi, já que o piloto havia vencido também nas 125 c.c. e 250 c.c. (ambos nos anos 90).

Valentino Rossi precisava apenas do quarto lugar para ficar com o título, mas se arriscou. Isso, porém, não quer dizer que a corrida dominada por Stoner tenha sido monótona, pois o traçado molhado e um erro do italiano na primeira curva deixaram a disputa no pelotão intermediário emocionante.

No início desta manhã (de Brasília), as emoções da prova começaram antes mesmo da bandeirada. Por causa da chuva, a largada foi atrasada em 40 minutos e, ainda que a pista fosse secando com o decorrer das voltas, nenhuma moto chegou a utilizar pneus slick.

Nesse cenário, quem mais se prejudicou foi Lorenzo, o único que era capaz de impedir o título de Rossi. Ele se atrasou para trocar os pneus e não conseguiu alinhar no grid a tempo de ocupar a quarta posição, tendo de largar em último.

Apesar dos problemas do companheiro de Yamaha, Rossi também bobeou e desperdiçou a pole position já na primeira curva, errando e despencando para o oitavo lugar. Apenas uma volta depois, o italiano, cauteloso no circuito ainda molhado, foi ultrapassado pelo próprio espanhol, que se recuperou rapidamente na corrida.

O que se viu na sequência foi uma grande reação do piloto mais experiente da Fiat Yamaha. Após demorar alguns giros para superar a Kawasaki de Marco Melandri, ele embalou até chegar à quarta colocação, que já lhe daria o título, dando o troco sobre Lorenzo.

A sete voltas da bandeirada, uma queda de Andréa Dovizioso ainda concederia a Rossi a chance de comemorar a conquista no pódio, acompanhado do dominante Stoner e do valente Pedrosa, que conteve a aproximação do segundo maior vencedor da história do motociclismo - com sete títulos na MotoGP e mais um nas 250 e outro nas 125, o astro segue atrás apenas do compatriota Giacomo Agostini, ganhador de 14 troféus no total, sendo oito na categoria rainha.

Nenhum comentário: