quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2010




Beat Reusser
de Jesus









Seleção só empata com Venezuela

A Seleção Brasileira frustrou os torcedores na última partida no País antes da Copa do Mundo de 2010. Na escuridão do Estádio Morenão, em Campo Grande (MS), a equipe teve atuação apagada e ficou no empate sem gols com a frágil Venezuela pela última rodada das Eliminatórias.

Dunga escalou a Seleção com duas novidades: Filipe Luis na lateral esquerda e Lucas no meio campo. O técnico contou ainda com os retornos de Kaká, Luís Fabiano e Gilberto Silva, poupados contra a Bolívia.

A Venezuela veio a Campo Grande precisando de gols, mas pensou apenas em se defender. O Brasil teve a bola nos pés, mas demorou 28min para chutar pela primeira vez na meta de Vega com Luís Fabiano. Antes, Maldonado quase havia marcado gol olímpico para o time visitante.

O atacante do Sevilla foi o principal nome da Seleção no primeiro tempo. Foram quatro oportunidades de gol: dois chutes para fora, um cabeceio e um pênalti sofrido pelo goleiro e ignorado pelo árbitro peruano Victor Carrillo.

A Seleção voltou para o segundo tempo melhor. Aos 7min, Filipe cruzou e Gilberto Silva acertou a trave venezuelana. Mas na sequência, o zagueiro Miranda deu cotovelada em Maldonado e foi expulso. Na saída de campo, foi ovacionado pelos torcedores.

O Brasil cresceu. Luís Fabiano girou bonito na área e fez Vega trabalhar. Pouco depois, tocou por cima do goleiro e viu o zagueiro afastar em cima da linha, mas passou em branco e perdeu a briga pela artilharia com o chileno Suazo, que marcou contra o Equador e chegou aos dez, um a mais que o camisa 9 verde e amarelo.

Já nos acréscimos, Kaká chamou a responsabilidade e quase definiu a vitória brasileira. Em jogada individual, o camisa 10 recebeu no lado esquerdo do ataque e, mesmo marcado por dois venezuelanos, puxou para o meio e acertou chute colocado com a perna direita. Sem mostrar reação, o goleiro Renny Vega apenas observou a bola tocar na trave esquerda e caminhar sobre a linha, permanecendo sem ser vazado até o apito final.


Argentina bate Uruguai, vai à Copa e manda rival para repescagem

Depois de muito sofrimento para vencer o Peru por 2 a 1, a Argentina teve um jogo bem mais tranquilo com o Uruguai e conseguiu a classificação à Copa do Mundo de 2010 na última rodada das Eliminatórias com uma vitória por 1 a 0, em Montevidéu, nesta quarta-feira. Os uruguaios disputarão a repescagem para buscar uma vaga no Mundial da África do Sul.

Apoiado pela torcida que lotou o Estádio Centenário, o Uruguai começou a partida pressionando e teve uma grande chance de abrir o placar logo aos 4min do primeiro tempo. Forlán encaixou ótimo passe para Suarez, em posição legal. Romero saiu no desespero e chutou em cima do atacante. A bola voltou contra a meta e saiu perto da trave.

Os donos da casa chegaram novamente em um lance de bola parada. Em cobrança de falta, a bola foi levantada na segunda trave e Scotti desviou de cabeça. Romero pulou e a bola passou raspando a trave.

No segundo tempo, o jogo continuou tenso, mas com poucas emoções. O técnico do Uruguai, Oscar Tabárez, tentou buscar a vitória com as entradas de Cavani e Cristian Rodriguez, mas a única chance de perigo que a equipe da casa teve na segunda etapa foi aos 27min. Forlán cobrou falta no tumulto da área argentina. Lugano entrou em posição legal. A bola pegou nas costas do zagueiro e acabou indo pela linha de fundo.

Os uruguaios se complicaram de vez com a expulsão de Cáceres aos 38min. No lance seguinte ao cartão vermelho, saiu o gol da Argentina. Messi bateu falta de lado e Veron emendou da entrada da área. No bate rebate, Bolatti chutou e garantiu a vitória da equipe dirigida por Diego Maradona, carimbando a ida para a África do Sul.


Nenhum comentário: