sábado, 31 de outubro de 2009

Brasileirão 2009 - Série A, 33ª Rodada





Beat Reusser
de Jesus







São Paulo supera Barueri e volta à liderança provisória

Com bastante sofrimento e falta de brilho na maior parte da partida, o São Paulo conseguiu voltar à liderança. O time teve dificuldades, mas superou o Barueri por 1 a 0.

Para manter a série positiva, o São Paulo apostou mais uma vez nas bolas altas e teve a resposta logo no primeiro bom ataque, com 4min de jogo. Depois de falta cobrada por Hernanes para a área e vacilo da defesa do Barueri na tentativa de afastar, Jorge Wagner pegou a sobra e acertou o ângulo em um belo chute de esquerda, colocando os mandantes em vantagem logo no início.

O camisa 1 e capitão da equipe mandante fez três importantes defesas, uma delas quando o placar ainda permanecia inalterado. Já no outro lado do campo, o ataque são-paulino pouco produzia, mas falhava nos lances que chegava próximo ao gol de Márcio. Em três oportunidades que caíram nos seus pés, o artilheiro Washington falhou e impediu que a vantagem fosse ampliada.

Já nos últimos 45 minutos, o panorama foi mantido, com o São Paulo errando bastante e o Barueri apostando em contra-ataques para tentar o empate. Assim, o bom público que compareceu ao Morumbi tentou incentivar com gritos de "o campeão voltou", mas nem assim teve a resposta em campo. Na melhor das oportunidades, Dagoberto invadiu a área e tentou colocar no canto esquerdo do goleiro rival, mas foi parado pela trave.


Bruno defende dois pênaltis e Flamengo vence o Santos

Pela primeira vez o Flamengo entrou no G-4. Graças ao goleiro Bruno, que fez duas defesas de pênalti e segurou a vitória por 1 a 0 sobre o Santos.

Adriano foi o autor do gol da vitória. Logo no início do jogo, Léo Moura cruzou para a área e o camisa 10 cabeceou com firmeza para o fundo de gol.

Mas se existe um herói da partida este alguém é o goleiro Bruno. Ainda no primeiro tempo, Airton segurou o meia Paulo Henrique e o árbitro marcou pênalti. O próprio jogador pediu para bater mas acabou desperdiçando ao mandar no canto esquerdo de Bruno.

No segundo tempo, com o Santos melhor e criando mais jogadas, Bruno confirmou seu papel de herói do time. Em mais uma bola alçada na área, o árbitro apontou falta de Álvaro em André na área. Novamente o jovem Paulo Henrique bateu, desta vez no meio do gol, mas com o mesmo resultado: a defesa do camisa 1, algo comum nesses últimos jogos.

Das quatro últimas cobranças do Flamengo, três pararam nas mãos, ou pés, do flamenguista. Somente no jogo contra o Palmeiras Bruno não teve participação ativa já que o atacante Vágner Love isolou a bola. A última vez que um jogador conseguiu vencer Bruno numa penalidade foi Jonas, atacante do Grêmio, no último jogo do primeiro turno.

Mundial Sub-17, Grupo D




Beat Reusser
de Jesus






Burkina Fasso goleia e avança às oitavas


A seleção de Burkina Fasso goleou neste sábado a Costa Rica por 4 a 1 e terminou em segundo lugar no grupo D, com cinco pontos, garantindo uma vaga nas oitavas de final.

No primeiro tempo, Zidane Zoungrana, aos 12 minutos, e Abdoulaye Ibrango, aos 38, abriram vantagem para Burkina Fasso. Depois do intervalo, os outros gols vieram apenas no fim da partida. Louckmane Ouedraogo ampliou aos 37, Juan Golobio descontou aos 41 e Bertrand Traore fechou o placar aos 45 minutos.




Também neste sábado, a líder Turquia chegou a sete pontos após empatar com a Nova Zelândia por 1 a 1, e terminou em primeiro lugar do grupo. Engin Bekdemir, aos 17 minutos da etapa inicial, fez o gol dos turcos.

Aos 46 do segundo tempo, quando todos acreditavam que o resultado estava garantido, Jack Hobson-McVeigh empatou para os neozelandeses, que chegaram a três pontos e dependem de outros resultados para avançarem às oitavas.


Mundial Sub-17, Grupo C




Beat Reusser
de Jesus





Irã surpreende Holanda e é 1º; Colômbia se classifica



A seleção colombiana empatou neste sábado com Gâmbia por 2 a 2 e ficou em segundo lugar do grupo C do Campeonato Mundial sub-20, conseguindo uma vaga nas oitavas-de-final da competição disputada na Nigéria.

O resultado foi garantido no fim da partida, já que os africanos abriram 2 a 0 no primeiro tempo, com gols de Lamin Samateh, aos 19min, e Ebrima Bojang, aos 42min.

A reação colombiana veio depois do intervalo, graças ao meia Gustavo Cuellar. Aos 33min, o jogador do Deportivo Cali diminuiu a diferença no placar, e aos 44min decretou o empate, de pênalti.



Na outra partida do grupo, também neste sábado, o Irã venceu a Holanda por 1 a 0, e terminou na primeira colocação da chave. No duelo do surpreendente líder Irã, o único gol do duelo foi anotado por Milad Gharibi, ainda aos 25min do primeiro tempo.

Os holandeses ficaram com a terceira posição do Grupo C da competição, com três pontos. Assim com os brasileiros, marcaram três gols, sofreram quatro e levaram seis cartões amarelos.

A vaga do Brasil nas oitavas de final poderá ser decidida em sorteio. Pelo regulamento da competição, os quatro melhores terceiros colocados avançam à próxima fase. Brasil e Holanda estão nesta situação, mas possuem campanha igual - até mesmo no número de cartões amarelos e vermelhos, último critério de desempate.


WTA Championship em Doha, semifinais




Beat Reusser
de Jesus





Serena vence e pega irmã Venus na final

A americana Serena Williams, próxima número um do mundo, garantiu vaga na final da Masters Cup, neste sábado, ao derrotar a dinamarquesa Caroline Wozniacki. A musa dinamarquesa não suportou as dores e acabou abandonando a partida quando a rival vencia por 6/4 e 0/1, garantindo a decisão entre as irmãs.

Alegando dores na coxa, Wozniack se retirou da quadra com apenas 45 minutos de jogo, quando o placar apontava 6/4 e 0/1 para a americana. Esta lesão era um problema para a nórdica desde o Torneio de Luxemburgo, na semana passada.


Venus Williams vence Jankovic

Venus Williams está de volta à final do WTA Championship. Atual campeã do torneio que reúne as oito melhores tenistas de temporada, a americana, atual número 7 do mundo, garantiu seu lugar em mais uma decisão ao derrotar, de virada, a sérvia Jelena Jankovic por 5/7, 6/3 e 6/4, em 2h34m.

Ano passado, Venus conquistou o troféu de forma impecável. Na primeira fase, ela derrotou Serena, Elena Dementieva e Dinara Safina. Nas semifinais, a rival também foi Jankovic, que então liderava o ranking mundial. Venus também venceu em três sets para avançar à final e derrotar Vera Zvonareva.

Hamilton voa no fim do treino e faz a pole




Beat Reusser
de Jesus







·Circuito: Yas Marina
·Local: Emirados Árabes
·Primeiro GP de F1: 2009
·Capacidade: 50 mil pessoas
·Distância de volta: 5,554 km
·Voltas: 55 (305,470 Km)
·Curvas: 18
·Velocidade máxima: 317 Km/h




O inglês Lewis Hamilton confirmou o domínio da McLaren no circuito de Abu Dhabi e cravou a pole position, neste sábado, na última etapa da F1 2009. O brasileiro Rubens Barrichello largará apenas na quarta colocação, atrás de Sebastian Vettel, rival do piloto da Brawn GP na briga pelo vice-campeonato da temporada 2009 e que largará em segundo lugar nos Emirados Árabes.

O terceiro lugar ficou com a outra Red Bull, a do australiano Mark Webber. Jenson Button, companheiro de Barrichello e campeão da temporada 2009, fez apenas o quinto melhor tempo e largará atrás do brasileiro.

Companheiro de Lewis Hamilton na McLaren, Heikki Kovalainen decepcionou: após ser o piloto mais rápido da sexta-feira, o finlandês não passou de uma 13ª colocação, mas precisou trocar a caixa de câmbio e legará em 18º. Outro representante do país, Kimi Raikkonen sofreu com o mau desempenho da Ferrari no novo traçado e sairá da 11ª posição.

Presente nos Emirados, Luca di Montezemolo, Felipe Massa e Michael Schumacher ainda lamentaram a última colocação de Giancarlo Fisichella, que vem substituindo o brasileiro neste final de temporada. Totalmente recuperado de um acidente sofrido na etapa da Hungria, Massa está confirmado para 2010, enquanto o italiano ficará na reserva da Ferrari.

Quem também tem motivos para lamentar é a Renault, cujos dois pilotos, Fernando Alonso e Romain Grosjean, foram eliminados logo na primeira parte do treino classificatório. O mesmo aconteceu com os dois representantes da Force India, Adrian Sutil e Vitantonio Liuzzi.

A corrida deste domingo será disputada a partir das 11h (de Brasília).


Campeonato Brasileiro - 2009, série - B, na 33ª rodada.




Beat Reusser
de Jesus







Ceará e Ipatinga ficam no 0 a 0

Lutando contra o rebaixamento, o Ipatinga estreou seu novo técnico, Flávio Lopes, contra o embalado Ceará na noite desta sexta-feira. As equipes fizeram uma partida de pésssimo nível técnico e não saíram do empate por 0 a 0.

Logo no início do jogo, um lance polêmico. Aos 10min, o árbitro marcou um pênalti duvidoso para o Ipatinga, depois de ver puxão de Michel em Leandro Brasília. Marcelo Ramos bateu fraco no canto esquerdo e o goleiro Marcelo Bonan segurou firme, evitando que o marcador saísse do zero.

Dois minutos depois, o Ipatinga voltou a chegar com perigo. Amílton penetrou na área pela esquerda e bateu cruzado. Bonan espalmou e Leandro Brasília passou pela bola sem alcançá-la. Depois disso, o jogo foi muito ruim.

Na etapa complementar nada mudou. Os times continuavam mostrando um jogo burocrático, como se estivessem acomodados com o empate. Aos 38min, para completar a fraca atuação no Estádio Ipatingão, o lateral esquerdo Radar fez duas faltas seguidas em Boiadeiro e recebeu o cartão vermelho, deixando o Ipatinga com a menos. Porém, nada mudou no andamento da partida e ninguém saiu do zero.


Duque de Caxias goleia o quarto colocado Atlético-GO

O Duque de Caxias fez a sua melhor exibição no Campeonato Brasileiro da Série B e goleou o Atlético Goianiense por 5 a 1.

As redes balançaram pela primeira vez aos 10 minutos do primeiro tempo. Tony fez bela jogada pela direita, invadiu a área e chutou forte. Antes que o goleiro Márcio pudesse fazer a defesa, Gilcimar desviou com a ponta de chuteira e abriu o placar. Pouco depois, aos 18, Antônio Carlos aproveitou cruzamento na área e, de cabeça, deixou tudo igual.

O Duque tomou a frente do placar de uma vez por todas aos 27. Marquinho recebeu na entrada da área e, de primeira, chutou cruzado para fazer o segundo. Aos 35, em cobrança de falta, Paulo Rodrigues ampliou. Ainda na metade inicial, Gilcimar foi melhor que a marcação, em cobrança de escanteio, e cabeceou para o fundo do gol, aos 38.

No segundo tempo, com a vitória praticamente garantida, Clayton, também de cabeça, fez o quinto, aos 13.


Vila Nova vira e distancia Ponte

Se a Ponte Preta tinha uma pequena esperança de ainda brigar pelo acesso à elite do Brasileiro, a chance ficou ainda menor depois de perder, de virada, para o Vila Nova por 3 a 2.

A Ponte Preta abriu o placar logo aos 45s, com o experiente atacante Finazzi. Depois do "gol relâmpago", o time da casa não se abateu e teve forças para buscar a virada. Ricardinho fez um belo gol, aos 14min, e Willian fez o segundo, aos 45min, ainda do primeiro tempo. Na etapa completar, a Ponte Preta chegou ao empate com gol contra de Soares.

Depois do gol de empate, o duelo seguiu aberto, com chances para os dois lados. Portanto, o reserva Rai chutou de longe, decretando a vitória de virada aos 43min do segundo tempo.


A 33ª rodada prossegue com:


Mundial Sub-17, Grupo B




Beat Reusser
de Jesus








Brasil perde para Suíça e pode ter dado adeus

Apesar de dominar a maior parte do jogo e ter criado as melhores chances, a seleção brasileira sub-17 não conseguiu evitar a derrota de 1 a 0 para Suíça, pela terceira rodada. Com o resultado, o Brasil terminou a fase de grupos na terceira colocação, com apenas três pontos.

Suíça, com nove pontos, e México, que bateu o Japão por 2 a 0, com seis, asseguraram as vagas diretas à próxima fase do torneio que está sendo disputado na Nigéria.

Agora, para conseguir uma vaga nas oitavas de final, a meninada tupiniquim tem que esperar a definição dos Grupos C, D, E e F, que acontece neste fim de semana. Dependendo dos resultados, o time do técnico Lucho Nizzo pode se garantir como um dos quatro melhores terceiros.

A seleção brasileira começou melhor a partida, com maior posse de bola e empurrando a Suíça para o seu campo de defesa. E, com cinco minutos, a garotada de Lucho Nizzo já tinha tido duas boas chances de gols com Zezinho. A primeira, o jogador do Juventude bateu cruzado para a boa defesa do goleiro Siegrits. Em seguida, o camisa 9 do Brasil chutou com perigo sobre o gol suíço.

Aos 20 minutos, Xhaka arriscou de longe e quase surpreendeu o goleiro Alisson, que conseguiu espalmar para fora. Na sequência da jogada, após escanteio cobrado na área brasileira, Alisson defendeu parcialmente, mas na sobra Ben Khalifa mandou para o gol vazio, abrindo placar.

Após o gol sofrido, a seleção acordou mas, mesmo dominando o jogo, o Brasil não conseguiu chegar com força até o fim da primeira etapa.

No segundo tempo, Zezinho, aos cinco, e Philippe Coutinho, aos sete, tiveram boas chances de igualar o marcador, mas acabaram sendo parados pelo goleiro suíço Siegrist.

Acuada, a Suíça só conseguiu ameaçar o gol brasileiro aos 17. Buff, sozinho, chutou em cima de Allison. Aos 25, Willen, que acabara de entrar, teve grande chance de empatar a partida. Mas o zagueiro suíço André Gonçalves, em cima da linha, tirou com o cabeça o forte chute do atacante brasileiro. A equipe canarinho seguiu pressionando e tentando o gol do empate, mas todo o esforço foi em vão.


Surpresa de Dunga, Hulk passa em branco em tropeço do Porto na Terrinha



Luisaldo Barreto





Maior surpresa da última lista de convocados de Dunga para seleção brasileira, o atacante Hulk não conseguiu ajudar o Porto nesta sexta-feira no Campeonato Português. Contando com o xará do herói verde como titular, mas numa noite apagada, os Dragões não passaram de insosso empate de 1 a 1 com o modesto Belenenses, dentro de casa, pela nona rodada do torneio.

Cercado por dois marcadores, Hulk tenta levar o Porto à frente

Com o resultado, o atual tetracampeão nacional perdeu seus primeiros dois pontos dentro dos seus domínios e desperdiçou a chance de encostar no líder Benfica (22 pontos), seguindo na terceira colocação, com 20. O time visitante, por sua vez, conseguiu alcançar, provisoriamente, a nona posição, com oito pontos.

Apagado, Hulk não deixou sua marca na partida realizada no estádio do Dragão, na Cidade do Porto. O brasileiro de 23 anos chutou apenas uma vez com perigo ao gol do Belenenses, que abriu o placar aos 45 do primeiro tempo com Lima, de cabeça.

No segundo tempo, depois de pressionar bastante, o Porto igualou o marcador aos 17 com o uruguaio Farías que aproveitou cochilada da defesa lisboeta. Nos acréscimos, Bruno Alves e Raúl Meireles quase conseguiram a virada em duas bolas que passaram rente à trave do goleiro Nélson, do Belenenses.

Confira os resultados da nona rodada do Português

Sexta-feira
Porto 1 x 1 Benelenses

Sábado
Naval x Leixões
Braga x Benfica

Domingo
Olhanense x Rio Ave
Paços de Ferreira x União Leiria
Nacional x Vitória de Setúbal
Sporting x Marítimo

Segunda-feira
Académica x Vitória de Guimarães