quarta-feira, 1 de julho de 2009

Wimbledon 2009





Beat Reusser
de Jesus








Federer doma croata e vai às semifinais

Roger Federer conteve o "gigante" croata Ivo Karlovic, conhecido como rei dos aces do circuito mundial, e avançou sem sustos à semifinal do Torneio de Wimbledon. O suíço sofreu apenas 23 saques indefensáveis nesta quarta-feira e venceu por 3 sets a 0, com parciais de 6/3, 7/5 e 7/6, em 1h42m de jogo.

Karlovic, que tem 2,08m de altura, chegou às quartas de Wimbledon sem ceder uma quebra de serviço sequer e, até o duelo com Federer, tinha média de 34,5 aces disparados por partida.

Federer começou a partida melhor que Karlovic até no saque. No quarto game, o suíço tinha 2 aces, contra apenas um do croata. Neste mesmo game, o número 2 do mundo encaixou três devoluções vencedoras e quebrou o saque do adversário. Foi a primeira vez no torneio que Karlovic perdeu um game com seu saque. A vantagem provou-se decisiva, e Federer confirmou seus serviços até fechar a parcial em 6/3.

Após um set abaixo da média, com apenas três aces executados, o croata voltou melhor no fundamento para a segunda parcial. O número 36 do mundo manteve a parcial empatada até o 11º game, quando Federer novamente acertou boas devoluções. Com duas passadas e uma resposta de saque vencedora, o pentacampeão quebrou mais uma vez o serviço do oponente e, no game seguinte, fechou o set em 7/5.

A terceira parcial foi mais equilibrada, e Karlovic levou o jogo para o tie-break. No game de desempate, o suíço venceu dois pontos no saque do oponente e venceu sempre que sacou.

Na próxima fase em Wimbledon, seu adversário será o alemão Tommy Haas.

Com o triunfo, Federer alcança a semifinal de Wimbledon pela sétima vez consecutiva. Pentacampeão do torneio (2003-2007), ele agora soma 21 semifinais seguidas em Grand Slams, recorde absoluto. O último tenista a derrotá-lo antes de uma semi foi o brasileiro Gustavo Kuerten, em Roland Garros/2004.

Quartas de final:


Nenhum comentário: