domingo, 4 de outubro de 2009

Brasileirão 2009 - Série A, 27ª Rodada




Beat Reusser
de Jesus









Palmeiras vira contra o Santos

Com show do meia Diego Souza no segundo tempo, o time alviverde virou contra o clássico contra o Santos, venceu por 3 a 1.

Antes da bola rolar no reencontro com seu ex-clube, Luxemburgo conheceu recepção bem diferente de dois lados alviverdes. Enquanto foi abraçado por seus ex-comandados e cumprimentado por seu sucessor no cargo, o hoje santista também foi xingado pela torcida visitante. E com o início de partida, soube neutralizar as principais armas alviverdes no primeiro tempo, mas também viu sua equipe pouco criar e parar na bem postada defesa do time do Palestra Itália.

Já nos últimos 45 minutos, com os mandantes impondo ritmo de jogo mais acelerado, sempre em jogadas com sua dupla Neymar e Madson, a partida ganhou em emoção e os gols saíram. O primeiro foi do lado alvinegro, em jogada que Neymar pedalou pelo lado esquerdo, cruzou para trás e contou com bom corta-luz de Madson. Bem colocado, Luizinho bateu colocado e estudou as redes da meta de Marcos, para delírio da maioria das arquibancadas.

No momento mais delicado para os líderes, que passaram a ser pressionados e quase sofreram o segundo gol em um chute de Neymar. Enquanto o camisa sete chamou a responsabilidade, o técnico Muricy Ramalho fez uma substituição que se mostrou decisiva nos momentos finais, ao sacar Obina e mandar a campo o atacante Robert.

Desta forma, Diego Souza foi decisivo aos 18min ao receber cruzamento de Figueroa, subir mais do que Luzinho e desviar de cabeça na pequena área, sem chances para Felipe.

Aos 27min, novamente Diego Souza recebeu na área, prendeu a bola, achou espaço e bateu cruzado. O tiro do meia palmeirense não foi alcançado por Felipe e Robert se esticou para empurrar para as redes e vibrar com a virada. Já aos 30min, em boa jogada coletiva do ataque alviverde, foi a vez de Robert aparecer livre pela direita, tocar por baixo do goleiro santista e ver Vagner Love só tocar para o fundo do gol, antes de a bola cruzar a linha.


Grêmio tropeça no vice-lanterna Sport

O Grêmio só ficou no empate por 3 a 3 com o Sport. O show do argentino Maxi Lopez, que fez dois gols e deu o passe para o outro tento, não impediu o tropeço gaúcho.

A partida cheia de gols começou com o primeiro tento logo aos 8min do primeiro tempo. O atacante Maxi López cruzou e Jonas finalizou de primeira, acertando o ângulo e marcando um golaço para o Grêmio. O time da casa ainda comemorava quando, três minutos mais tarde, o Sport chegou ao empate. Dutra cobrou escanteio e Vandinho apareceu para igualar o marcador.

Ainda no primeiro tempo, o Grêmio voltou a ficar na frente. Souza Aos 28min, bateu escanteio da direita, Maxi López apareceu na primeira trave e fez um leve desvio. A bola bateu em Andrade e entrou no canto esquerdo do goleiro Magrão.

Já no segundo tempo, o Sport começou com tudo e empatou logo aos 5min. Andrade chutou forte da entrada da área, Marcelo Grohe espalmou em cima de Paulinho e o atacante tocou no canto direito. Mas o Grêmio insistiu e, mesmo o pênalti perdido por Tcheco não desanimou os gaúchos, que voltaram à frente no marcador, mais uma vez com Maxi López, de cabeça.

Mas aos 28min a ducha de água fria. Andrade bateu falta da meia direita, a defesa do Grêmio não conseguiu afastar e Fininho chutou para o fundo das redes, garantindo o ponto fora de casa.


Botafogo surpreende o Goiás

Demorou mas finalmente o Botafogo voltou a vencer no Campeonato Brasileiro. Depois de longos dois meses empatando e perdendo na competição nacional, o time carioca venceu - e bem - o Goiás, fora de casa: 3 a 1.

Apesar de um primeiro tempo equilibrado, o Botafogo conseguiu ser superior ao quarto colocado do Brasileiro e fez a vantagem logo no início do segundo tempo graças à expulsão do zagueiro João Paulo e uma substituição no intervalo.

O atacante Jóbson entrou no lugar de Reinaldo e mostou serviço logo no quarto minuto em campo ao receber a bola na ala direita e chutar cruzado para vencer Harlei. A participação de Jóbson na vitória ganhou mais um capítulo quando ele, aos 16min, cruzou na medida para Victor Simões chutar de primeira e marcar o segundo.

Apesar da boa vantagem, faltava ainda o gol do artilheiro André Lima. E o golpe final veio justamente com o camisa 9 botafoguense, três minutos depois, ao receber a bola na área e chutar para vazar pela terceira vez o gol de Harlei.

Ainda houve tempo para o Botafogo ampliar e golear o Goiás, em pênalti marcado em André Lima. Lúcio Flávio bateu no meio do gol e Harlei defendeu. No rebote André Lima até marcou o quarto, mas o árbitro anulou o lance alegando uma invasão na área na hora da cobrança.

Nos acréscimos o Goiás descontou com um chute de fora da área de Amaral. Mas já não havia clima para comemoração.

Nenhum comentário: