sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Copa Sul-Americana, oitavas de final





Beat Reusser
de Jesus








Faltou só um golzinho para o Goiás: 3 a 1

O Goiás lutou e mesmo com um jogador a menos desde o fim do primeiro tempo venceu o Cerro Porteño por 3 a 1, mas não foi o suficiente para se classificar para as quartas de final da Copa Sul-Americana.

Precisando vencer por pelo menos 2 a 0 para levar o jogo para os pênaltis, o Goiás partiu para cima mas encontrou um Cerro Porteño disposto a segurar a vantagem conquistada no Paraguai. Tanto que Felipe só foi inaugurar o placar só aos 41min de jogo, depois de driblar o goleiro.

A vantagem porém não foi suficiente para conter os ânimos dos jogadores do Goiás. Everton, que já havia sido advertido com um amarelo aos 13min de jogo, levou o segundo faltando pouco para o fim da etapa.

A desvantagem numérica, porém, não mudou o panaroma na etapa final. O Goiás passou a sair cada vez mais para o ataque e oferecia espaço para o Cerro. Tanto que os paraguaios chegaram por duas vezes com perigo ao gol de Harley até conseguir vencer o arqueiro, aos 23min de jogo, gol de Recalde.

Apesar do golpe, o time do Goiás e sua torcida continuaram acreditando. Em mais uma jogada de Felipe, logo aos 27min, o atacante invadiu a área e em um chute cruzado manteve a esperança pela vaga.

Esperança essa renovada por Léo Lima sete minutos mais tarde, ao aproveitar de cabeça o bom cruzamento de João Paulo.

A partir daí, os gritos de "ah! eu acredito" aumentaram, mas não foram suficientes para que o Goiás fizesse o quarto gol para se classificar para as quartas de final. Mesmo assim a entrega do time foi reconhecida pelos torcedores que aplaudiram e cantaram "Goiás, eu te amo" ao fim do jogo.


Flu reage em jogo de 4 expulsões

Depois de sair em desvantagem no placar, o time tricolor mostrou poder de superação e deu esperanças à sua torcida ao golear o Alianza Atlético por 4 a 1 no Estádio do Maracanã, em jogo marcado pela violência e quatro expulsões, e com isso eliminar da disputa a surpresa peruana.

Assim que a bola rolou no Rio de Janeiro, o Fluminense partiu para cima, mesmo com o direito de empatar por até um gol, já que conquistou um importante empate por 2 a 2 no jogo de ida, no Peru. Porém, aos 15min, uma mão na bola de Fabinho dentro da própria área quase comprometeu a atuação do time tricolor, já que Valverde cobrou pênalti com categoria e abriu o marcador para o Alianza.

Já aos 26min, no primeiro lance agudo de violência, o atacante Kieza foi atingido de forma dura pelo zagueiro Marques e teve que deixar o gramado, sendo substituído por Adeilson. Mas foi em outra falta, desta vez em cima de Alan, aos 39min, que o Fluminense igualou o placar. Assim como fez no Peru, o argentino Conca chamou a responsabilidade e acertou o ângulo adversário. Mas antes do final do primeiro tempo, Luiz Alberto e Valverde se estranharam depois de uma jogada no meio campo e foram expulsos de campo.

Na etapa final, com uma postura mais agressiva, o Fluminense soube tirar proveito da violência peruana para definir a classificação. Aos 13min, Alan foi lançado por Conca, se livrou do goleiro peruano e chutou para desempatar a partida. Apenas dois minutos mais tarde, Mori que já tinha cartão amarelo, derrubou Conca e acabou recebendo o cartão vermelho. E depois de quatro minutos, o Alianza teve outro jogador expulso, em lance que Farfán derrubou Marquinho e recebeu o segundo cartão amarelo.

Com dois jogadores a mais, o time dirigido por Cuca aumentou a pressão e chegou ao terceiro gol aos 23min. Adeilson tabelou com Conca, entrou na área e chutou para vencer o goleiro do Alianza. Inteiramente batido, o Alianza não conseguiu evitar a goleada do Fluminense, que se concretizou aos 32min, quando novamente aproveitou troca rápida de passes na entrada da área peruana e tocou para as redes pela última vez na noite.


Quartas-de-final:

Jogos de ida (21 e 22 de outubro)
Botafogo x Cerro Porteño-PAR
Fluminense x Universidad do Chile-CHI
LDU-EQU x Vélez Sarsfield-ARG
San Lorenzo-ARG x River Plate-URU

Jogos de volta (4 e 5 de novembro)
Cerro Porteño-PAR x Botafogo
Universidad do Chile-CHI x Fluminense
Vélez Sarsfield-ARG x LDU-EQU
River Plate-URU x San Lorenzo-ARG

Nenhum comentário: