domingo, 4 de outubro de 2009

Lorenzo vence prova e diminui distância para Rossi




Beat Reusser
de Jesus







Companheiro de Valentino Rossi na Yamaha, o espanhol Jorge Lorenzo teve um domingo quase perfeito. Pole-position da etapa de Portugal da MotoGP, ele dominou amplamente a prova e conquistou sua quarta vitória no ano, fortalecendo-se na briga pelo título.


Para melhorar a situação do piloto ibérico, Rossi foi apenas o quarto colocado - desde que a prova voltou ao calendário da categoria, no ano 2000, é a primeira vez que o italiano não sobe ao pódio na prova em Estoril.

Com o resultado, Lorenzo chega aos 232 pontos na classificação final, contra 250 de Valentino - antes da corrida portuguesa, a diferença era de 30 pontos (237 a 207). Restam três provas para o final da temporada (Austrália, Malásia e Valência) e a vitória na MotoGP vale 25 pontos.

Jorge Lorenzo foi ameaçado em apenas um momento neste domingo: quarto colocado no alinhamento inicial, Dani Pedrosa fez uma excelente largada e pulou para a primeira posição. Entretanto, antes que esta volta fosse fechada, o representante de Palma de Maiorca deu o troco no rival e reassumiu o primeiro lugar.

Daí para frente, o espanhol manteve apenas a tranquilidade para conduzir sua Yamaha nas 27 voltas restantes. Assim que cruzou a linha de chegada em primeiro lugar, Lorenzo olhou para trás a fim de verificar a posição de Rossi. Não viu nada, visto que "Doutor" ainda demorou 23 segundos para receber a bandeira quadriculada.

De volta às pistas após quase dois meses de ausência em decorrência de uma virose, o australiano Casey Stoner também brilhou neste domingo: na segunda volta, travou uma bela batalha com Rossi e conquistou a terceira posição. Pouco depois, superou Pedrosa e alcançou o segundo lugar em seu retorno.

A emoção nos metros finais ficou por conta da batalha entre Toni Elias e Andrea Dovizioso pelo sexto lugar, com vitória para o espanhol por apenas 0s014. Já fora da moto, Lorenzo ajoelhou-se para agradecer à torcida de Portugal.

A MotoGP volta às atividades em 18 de outubro, com a realização da etapa de Phillip Island (Austrália). Em casa, Casey Stoner tem o excelente histórico de ter vencido as duas últimas edições da disputa.


Nenhum comentário: