domingo, 29 de novembro de 2009

ATP Finals Londres 2009: FINAL




Beat Reusser
de Jesus






Davydenko bate Del Potro e é campeão

E o mundo viu Nicolay Davydenko vibrar. Conhecido por sua frieza, o russo comemorou com fervor o título do ATP Finals, nesse domingo, em Londres, após uma incontestável vitória sobre o argentino Juan Martín Del Potro por 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 6/4, em 1h24m.


Sediada em Londres, a disputa reuniu os oito melhores tenistas da temporada. Durante toda a disputa, ele foi derrotado apenas pelo sérvio Novak Djokovic, mas deixou o número 3 do mundo de fora da semifinal ao derrotar Robin Soderling na última rodada da primeira fase, e também bateu Rafael Nadal.

Depois de passar pelo número um Federer, Davydenko mostrou grande forma física neste domingo diante de Del Potro, atual campeão do Aberto dos Estados Unidos. O russo também mostrou grande consistência no saque - ao todo, foram sete aces e 87% de pontos vencidos no primeiro serviço.

O primeiro set começou equilibrado, mas um “foot fault” ( quando o tenista pisa na linha na hora do saque) acabou tirando um pouco a concentração de Del Potro. Davydenko aproveitou para conseguir a primeira e única quebra da parcial no quarto game. Jogando muito bem no fundo de quadra e com um saque arrebatador, o russo só precisou manter a vantagem até o fim para fechar em 6/3.

Davydenko voltou para o segundo set um pouco mais lento e Del Porto, com um saque potente, teve uma boa chance de sair na frente no sexto game. Mas o russo acabou salvando as duas chances de quebra do argentino, deixando a partida empatada. Del Potro ficou novamente abalado e Davydenko aproveitou para conseguir a quebra no nono game. Em seguida, foi só sacar para o título.

A conquista do russo não deixa de ser uma surpresa, visto que o sétimo colocado no ranking mundial não havia conquistado sequer um Masters na temporada. O ATP Finals, aliás, é a maior conquista da carreira do russo.

Foi o 19º e mais expressivo título da carreira do russo de 28 anos (o quinto em 2009), que fechou a temporada como um dos principais nomes do Circuito Profissional. Suas maiores conquistas até então haviam sido os Masters 1.000 de Paris (2006), Miami (2008) e Xangai (2009).

Nenhum comentário: