quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Repescagem Européias para a Copa do Mundo de 2010




Beat Reusser
de Jesus








Os resuldados dos jogos de ida:

Rússia 2 x 1 Eslovênia
Grécia 0 x 0 Ucrânia
Irlanda 0 x 1 França
Portugal 1 x 0 Bósnia



França empata com Irlanda e vai para a Copa

A França conquistou a sua vaga na Copa do Mundo com doses de sofrimento e uma ajuda daquelas da arbitragem. A penúltima seleção a se classificar foi conhecida apenas na prorrogação depois de a Irlanda fazer 1 a 0 no tempo regulamentar. Nos minutos extras, Gallas marcou o gol que garantiu a atual vice-campeã mundial na África do Sul.

Jogando fora de casa, a Irlanda precisava devolver o placar de 1 a 0 que a França fez em Dublin. Aos 33min, Damien Duff tabelou com Kevin Kilbane e cruzou para o meia da área, onde Robbie Keane estava, sem marcação, para fazer o primeiro gol.

Apesar de pressionar e abusar dos cruzamentos na área a França resolveu botar a bola no chão na prorrogação e levou perigo para o gol defendido por Shay Given. Logo no início, o atacante Anelka chutou rasteiro, de fora da área. Minutos depois ele invadiu a área e foi derrubado pelo arqueiro na área. O árbitro sueco Martin HaHansson marcou apenas tiro de meta.

A compensação veio no gol de empate da França. Malouda cobrou falta na área e logo no início do lance, dois jogadores franceses já estavam em posição de impedimento antes de Henry dominar a bola com a mão e tocar para Gallas marcar de cabeça.

A revolta dos irlandeses foi instantânea, mas as reclamações não fizeram o árbitro voltar da decisão.


Portugal vai à Copa com vitória na Bósnia

Após passar por meses de angústia com a campanha irregular realizada nas Eliminatórias, Portugal enfim pôde festejar sua classificação a mais uma Copa do Mundo. Com nova vitória por 1 a 0 sobre a Bósnia, desta vez no Estádio Bilino Polje, em Zenica, a seleção lusitana garantiu participação em seu quinto Mundial, o terceiro consecutivo em sua história.

Se o heroi do triunfo no jogo de ida foi Bruno Alves, desta vez quem brilhou e deu mais tranquilidade aos portugueses foi Raul Meireles, que foi às redes no segundo tempo e praticamente garantiu o passaporte dos atuais quarto colocados do mundo à África do Sul.

Nos dois duelos decisivos contra os bósnios, o astro Cristiano Ronaldo não pôde ajudar seus conterrâneos, já que sofre com lesão e ainda está em fase de recuperação.


Eslovênia vence Rússia e se garante na Copa

A Eslovênia bateu a Rússia por 1 a 0 e garantiu sua participação na Copa do Mundo. Dedica marcou para os anfitriões aos 44min do primeiro tempo. Na primeira partida, ocorrida em Moscou, a Rússia vencera por 2 a 1. O gol feito fora de casa fez com que a vitória simples em seus domínios garantisse a Eslovênia na África do Sul.

A Rússia entrou para se defender, mas com pouco mais de dez minutos quase deu um presentão aos eslovenos. Ignashevich ao tentar cortar uma bola, acertou a própria trave. Melhor na partida, a Eslovênia só foi conseguir fazer o seu gol no finzinho do primeiro tempo, aos 44min, com Dedic aproveitando cruzamento de Birsa.

Na segunda etapa, a Rússia voltou com tudo, afinal, precisava de um gol para conseguir a classificação. Porém, a missão ficou ainda mais difícil quando Kerzhakov, que entrara no intervalo, foi expulso por empurrar um gandula.


Grécia vence fora de casa e vai para Copa

A Grécia está classificada para a sua segunda Copa do Mundo. A Seleção que só havia disputado a edição de 1994, nos Estados Unidos, venceu a Ucrânia, fora de casa, por 1 a 0 e garantiu a sua presença no Mundial em 2010.

Com o 0 a 0 no primeiro jogo, realizado em Atenas, quem vencesse o segundo jogo do duelo ficava com a vaga. A Grécia ainda jogava por um empate com gols já que não sofreu nenhum no sábado.

O gol da classificação foi marcado aos 31min por Dimitrios Salpingidis, que recebeu passe de Georgios Samaras do meio-campo e mandou para a rede de Andriy Pyatov. A Ucrânia reclamou de impedimento, mas o jogador estava em posição legal.


Argélia vence Egito e fica com a sexta vaga africana

A sexta e última vaga africana para a Copa do Mundo de 2010 é da Argélia. Depois de uma vitória e uma derrota, a equipe venceu o jogo extra diante do Egito por 1 a 0. O confronto decisivo foi disputado no Sudão, em meio a muita tensão entre torcedores da seleção dos dois países. A Argélia volta a disputar uma Copa do Mundo depois de 24 anos ausente.

Diferentemente do duelo passado, quando os egípcios anotaram o segundo gol da vitória por 2 a 0 nos acréscimos do segundo tempo e forçaram a decisão em uma terceira partida, nesta quarta a definição foi mais rápida. Aos 40 minutos de jogo, o zagueiro argelino Anthar Yahia anotou o gol do triunfo.

Nenhum comentário: