Carlos Augusto
capoeira fizeram do I Festival do PMDB Jovem o principal evento do calendário esportivo amador da cidade de Ilhéus neste ano de 2009. A Avenida Soares Lopes foi transformada em uma verdadeira arena esportiva com estrutura de arquibancadas, quadras de voley, futvoley, tatame de jiu-jitsu, campo de futebol, pista de skate e palco para apresentações culturais, além de contar com posto de atendimento médico, módulo da polícia militar e banheiros químicos. Durante os três dias de evento a juventude ilheense se concentrou ao redor das competições esportivas e vibrou com as disputas, consideradas de alto nível. A Polícia Militar deslocou um efetivo de 40 homens, mas não registrou nenhuma ocorrência e o evento foi considerado sucesso Mais de 500 atletas inscritos, além de diversos grupos de dança, blocos afro e roda de absoluto.
Ao longo do Festival, vários grupos de dança das comunidades ilheense se revezaram no palco com apresentações de Hip-Hop, pagode, pop e tango. O público ainda foi presenteado com o som do bloco afro mini-congo e das bandas Tribal Beach e Zabumbahia. O evento idealizado pelo PMDB Jovem de Ilhéus teve sua abertura na sexta(23) e contou com a presença de lideranças políticas regionais e estaduais. Estiveram presentes o presidente do PMDB Jovem em Ilhéus Edilson Sena, a professora Acácia Pinho, o empresário itabunense Paulo Luna, o Presidente da Juventude Estadual do PMDB Nestor Neto, o secretário geral do PMDB Ilhéus Márcio Veloso e o Deputado Federal Raymundo Veloso que parabenizou a iniciativa do Núcleo Jovem do PMDB. “ Este evento vem preencher uma lacuna no calendário esportivo da nossa cidade e permitir que os jovens se confraternizem e troquem experiências. Através do esporte e cultura queremos incentivar a formação de futuros atletas e afastar a nossa juventude do ócio, que pode acabar levando a marginalidade e ao mundo das drogas”, declarou Veloso.
Através dessa iniciativa o PMDB desponta como o grande idealizador e precursor de políticas públicas voltadas à juventude ilheense. Além de contar com a presença de atletas já conhecidos e premiados em suas modalidades, como o vice campeão Norte-Nordeste de skate Adelson Farias “Cientista”, a iniciativa também deu oportunidade a novos atletas de mostrarem o seu talento, além de atrair competidores de outras cidades do sul e extremo sul baiano, que disputaram as modalidades masculina e feminina nas categorias infanto até a juvenil.. Para o Presidente do PMDB Jovem em Ilhéus Edílson Sena, a grande adesão mostrou a carência de iniciativas públicas voltadas para os jovens da região. “Durante os três dias de evento tivemos uma participação em massa e pudemos ver a união e a interatividade da juventude. Os jovens possuem uma linguagem muito própria e no decorrer do Festival diversas tribos estiveram reunidas em clima de paz e puderam expressar a sua arte e opiniões”, destacou Edílson.
Os atletas ressaltaram a organização e o clima festivo do evento. Para Murilo Ferreira “Cabelo”, presidente da Associação de Skate de Ilhéus, a realização do Festival pôde colocar a modalidade na vitrine dos esportes na cidade. “O evento foi importante porque contou com um público grande e a comunidade pôde conhecer o profissionalismo e a verdadeira essência dos atletas do skate. O PMDB está de parabéns pela iniciativa.” Na cerimônia de encerramento dos jogos, os atletas homenagearam o deputado Veloso com uma placa e aproveitaram para já cobrar a realização do Festival no próximo ano. “O deputado Veloso mandou muito bem nessa manobra”, resumiu o skatista conhecido como “Cientista”, que utilizou das gírias da sua tribo para agradecer ao parlamentar. O secretario municipal do PMDB Márcio Veloso avaliou positivamente o evento. “O Festival do PMDB Jovem em Ilhéus superou as expectativas, uma vez que nunca houve um evento desse porte voltado exclusivamente para a juventude. Portanto, tivemos aqui um marco na cidade de Ilhéus e esperamos estar ano que vem realizando outro evento tão alegre e bonito como esse”.
Além da mobilização esportiva, a organização do evento se preocupou também em promover uma grande mobilização social. Para a inscrição nos jogos foi cobrado 1 Kg de alimento não perecível por atleta, o que gerou uma arrecadação de cerca de meia tonelada de alimentos, que serão doados a instituições sociais, como creches e asilos. Os organizadores agradeceram o apoio da Polícia Militar, Prefeitura Municipal, Secretaria de Saúde e Núcleo da Mulher, que realizou um trabalho de conscientização e prevenção as Doenças Sexualmente Transmissíveis, bem como distribuição de preservativos. Outra meta atingida foi a geração de renda com uma parceria com a Associação de Ambulantes que cadastrou 30 ambulantes para vender seus produtos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário