domingo, 22 de novembro de 2009

ATP Finals Londres 2009




Beat Reusser
de Jesus






Federer joga mal, mas vence Verdasco

Um Roger Federer desconcentrado e mostrando cansaço estreou no ATP Finals. Sem apresentar a eficiência do número 1 do mundo, o suíço jogou apenas o suficiente para vencer o espanhol Fernando Versasco por 2 sets a 1, parciais de 4/6, 7/5 e 6/1, em 1h59min, em Londres. O resultado o levou à liderança do Grupo A.

Contra um Federer irreconhecível, Verdasco aproveitou para ganhar logo o primeiro game. O espanhol sacou bem durante toda a parcial e não deu nenhuma oportunidade para que o número 1 do mundo o quebrasse. Com 16 erros não forçados, o suíço facilitou a vitória do adversário no início do jogo e, mesmo tentando se recuperar a partir da metade da parcial, não fez o suficiente para impedir sua primeira derrota de set em três confrontos contra o número 8 do ranking.

Na volta para a quadra, Federer continou jogando mal e a partida permaneceu equilibrada. No entanto, o número 1 conseguiu errar menos no segundo set e aproveitou a única chance de quebra que teve para vencer a parcial por 7 a 5.

Depois de impor seu jogo, Federer se concentrou para terminar a partida em Londres. Com um desempenho digno do líder do ranking, o suíço abriu 5 a 0 no terceito set e fechou em 6 a 1.



Murray abre ATP Finals com vitória sobre Del Potro

O primeiro jogo do ATP Finals (antiga Masters Cup) foi realizado na manhã neste domingo. No torneio que reúne os oito melhores da temporada em Londres, o escocês Andy Murray, quarto do ranking, venceu o argentino Juan Martin Del Potro, quinto, por 2 sets a 1, com parciais de 6/3, 3/6 e 6/2, e aumentou ainda mais a vantagem sobre o rival no confronto direto.

Murray tinha vencido quatro dos cinco duelos contra Del Potro, o último deles na final do Masters de Montreal. A única vitória do argentino foi no de Madri, nas quartas.

Na partida deste domingo, o britânico mostrou que mais um triunfo viria rapidamente ao quebrar o serviço do rival já no segundo game. Chegou a abrir 5 a 1, mas permitiu que o argentino se recuperasse. Acordou a tempo de fechar em 6/3, após 49 minutos.

Apelidado de a “torre de Tandil” – referência à cidade onde mora –, o argentino não se entregou e deu trabalho no segundo set. Conseguiu uma quebra no segundo game e, ao confirmar seu serviço, abriu 3 a 0. Ao jogar uma bola rente à linha, no quarto game, Del Potro se irritou: jogou a raquete no chão, revoltado com o que mostrava o desafio. No game seguinte, Murray devolveu a quebra, mas levou o troco logo depois. O argentino abriu 5 a 2 e empatou a partida fechando o set também em 6/3, em 43 minutos.

O britânico teve duas chances de quebra no segundo game e não titubeou. Manteve a vantagem e sacou em 5 a 2. Teve dois match point. De Potro chegou a salvar um deles, mas sucumbiu em seguida, com uma bola vencedora.

Nenhum comentário: