sábado, 14 de novembro de 2009

Nilmar brilha e dá vitória ao Brasil




Beat Reusser
de Jesus







O Brasil ganhou o amistoso contra a Inglaterra por 1 a 0, neste sábado, no Khalifa International Stadium, em Doha, no Catar. Aproveitando os vários desfalques ingleses, a seleção brasileira dominou a partida e conseguiu a vitória graças ao gol do atacante Nilmar.

As duas seleções entraram em campo desfalcadas. Mas os problemas da Inglaterra eram maiores, diante das ausências de Terry, Ferdinand, Gerrard, Lampard e Beckham, entre outros. Enquanto isso, o Brasil não pôde contar com dois jogadores considerados titulares: o zagueiro Juan e o atacante Robinho.

Diante de tantos desfalques, o atacante Rooney se tornou a principal arma inglesa no amistoso. Mas ele pouco conseguiu fazer diante da defesa brasileira. Do outro lado, o Brasil foi sempre mais perigoso, explorando principalmente a velocidade de Nilmar, que infernizou a zaga da Inglaterra.

A primeira grande chance de gol do Brasil veio aos 22 minutos, quando Michel Bastos avançou e chutou com perigo, assustando o goleiro Foster. Foi a estreia do lateral-esquerdo com a camisa da seleção brasileira, dando mais uma opção ao técnico Dunga para montar o grupo da Copa de 2010.

Apostando na sua melhor arma neste sábado - Nilmar -, o Brasil fez o gol logo no primeiro minuto do segundo tempo. Aproveitando cruzamento de Elano, o atacante entrou no meio da zaga inglesa e cabeceou com categoria, encobrindo o goleiro Foster. A vantagem aumentou o domínio brasileiro.

Aos 10 minutos, Brown recuou errado e Nilmar chegou antes na bola, sofrendo pênalti de Foster. Mas Luís Fabiano cobrou muito mal, mandando a bola por cima do gol e desperdiçando a chance de aumentar a vantagem brasileira. Aos 13, Elano também perdeu oportunidade de ampliar.

A Inglaterra só levou realmente perigo aos 24 minutos, quando Milner apareceu sozinho na área brasileira, mas chutou por cima. O Brasil, porém, foi quem esteve mais perto do gol: aos 32, por exemplo, o zagueiro Lúcio arriscou um forte chute de longe e acertou a trave do goleiro Foster.

Dunga ainda fez algumas substituições no time, dando chance aos novatos Carlos Eduardo e Hulk, mas o placar ficou mesmo 1 a 0 para o Brasil. Agora, os brasileiros partem para Muscat, a capital de Omã, onde farão o último amistoso do ano, na terça-feira, contra a seleção local.


Outros amistosos:

Suíça 0 x 1 Noruega
África do Sul 0 x 0 Japão
Espanha 2 x 1 Argentina
Itália 0 x 0 Holanda
País de Gales 3 x 0 Escócia
Polônia 0 x 1 Romênia
Croácia 5 x 0 Liechtenstein
Eslováquia 1 x 0 Estados Unidos
Irlanda do Norte 0 x 1 Sérvia

Nenhum comentário: