Carlos Augusto
A nova diretoria do Clube de Pesca de Ilhéus ainda comemora o sucesso do XXVI Torneio de Pesca da Gabriela, realizado no último final de semana na praia da Soares Lopes, evento que faz parte do Calendário Anual da Confederação Brasileira de Pesca.
Participaram da competição equipes com três componentes cada, dos Estados de Alagoas, Sergipe, Bahia, Rio de Janeiro e Espírito Santo, este, com a maior delegação, cerca de 45 pessoas, comandada por Jorge Hilal, ícone da pesca esportiva nacional.
Ilhéus venceu o torneio, mostrando que a pesca esportiva vem se desenvolvendo muito em nossa região. Venceu nas categorias Geral, Máster, Feminino e Juvenil.
A grande campeã geral foi a Candiru Branco, comandada por Marcos Flávio, que deu um “banho” no campeão mundial Júlio, do Rio de Janeiro, que pescou na equipe ao lado. No sábado a Candiru não esteve bem, mas no domingo deslanchou e ganhou a prova. Outra grata surpresa foi a equipe Clupesil Rosa Máster, comandada pelo experiente Popó (Dr.Paulo), que se classificou em 2º lugar Geral e 1º no Máster. Os componentes são todos de Itabuna, mas filiados ao Clube de Pesca de Ilhéus. Outra boa classificação foi da equipe Clupesil Branco, 3ª colocada no geral sob o comando de Fernando Bertoldi. A equipe feminina Clupesil Ouro dirigida por Vilma, teve excelente atuação, derrotando as favoritas capixabas. Venceu, também, no Juvenil, com a equipe Bejupirá Juvenil, sob o comando do garoto João Mateus.
O peixe esteve escasso na praia da Avenida, mesmo assim foram pescados 68,560 Kg, que foram doados ao Abrigo São Vicente.
Por conta da falta de peixe, mais algumas outras dificuldades, pessoas influentes do Clupesil pretendem propor a transferência do Gabriela/2010, para outra praia mais piscosa, onde teríamos tranqüilidade para praticar a pesca longe dos “babas”, dos surfistas e dos esgotos. Aproveitando o evento, enquanto o pessoal aguardava a entrega dos troféus, o pescador Roberto Miranda pesquisou junto aos visitantes e alguns pescadores da região sobre o assunto. A maioria optou pela manutenção do Gabriela na praia da Avenida, alegando que o peixe é o objetivo perseguido pelos participantes, as dificuldades para capturá-los são de todos, mas outros objetivos tem que ser considerados, como a locomoção, acomodação, interação com as coisas da cidade, movimentação do turismo local. Enfatizaram que o torneio é da cidade e que não podemos perder a “vitrine” da praia da Soares Lopes.
Desta vez a pesca esportiva só tem a agradecer às Entidades de nossa cidade pela ajuda que recebeu para realizar um evento digno das tradições ilheenses. O Clupesil agradece principalmente o apoio da Prefeitura Municipal, da Bahia Pesca, do Supermercado Itão e de algumas pessoas e firmas que acreditaram no projeto do Clube. Espera trabalhar unido para continuar merecendo a confiança e o apoio de todos no próximo ano.
Outro ponto importante foi a presença das autoridades no palanque para entrega dos troféus. Estiveram presentes José Nazal Soub, representando o Prefeito Newton Lima, Antônio Olímpio, Secretário do Meio Ambiente, Elízio Sá Adami (Cadete), representante da Bahia Pesca, Ricardo Hafner, da Secretaria de Esportes. O Vice-Prefeito Mário Alexandre esteve presente no final da solenidade levando o seu apoio.
Algumas personalidades foram agraciadas pelo Clupesil com placas de agradecimentos pelos bons serviços prestados à pesca esportiva de Ilhéus:
- Jorge Hilal, de Vitória-ES, grande incentivador do Clupesil; - Aloysio Zavatário, árbitro geral da Confederação Brasileira de Pesca; - Roberto Mendonça , pelo trabalho profícuo na administração anterior e - Carlos Junot, importante atuação nas tarefas do Clube.
Fonte: Roberto Miranda Ramos
Fotos: Equipe de Vitória do Espírito Santo
Nenhum comentário:
Postar um comentário