sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Baianão já esta definido para a temporada de 2010.




Carlos Augusto





Bem leitores do Toque-Esportivo, nesta quarta-feira, dia 11/11, na Sede da FBF – Federação Bahiana de Futebol, o Presidente Ednaldo Rodrigues, bem como o Vice-Presidente e Assessor Jurídico da FBF, Manfredo Lessa, o Diretor do Departamento de Registros da FBF, Jorge Luiz Reis Santana e o Vice-Presidente da CBF – Região Nordeste, Marcos Ferreira, se reuniram com os doze clubes que disputarão o Campeonato Baiano de Futebol Profissional da 1ª Divisão – Edição 2010. São: Atlético, Bahia, Bahia de Feira, Camaçari, Colo-Colo, Feirense, Fluminense, Ipitanga, Itabuna, Madre de Deus, Vitória e Vitória da Conquista.



Sistema de Disputa – A Federação Bahiana de Futebol propôs sua fórmula e o Presidente Ednaldo Rodrigues, após a explanação e justificativa de todo o sistema proposto, que além de critérios como a visão do torcedor, receitas de bilheteria, cumprimento de normas e leis, também foi decidido baseado na adequação às datas que são determinadas no calendário da CBF para realização de competições estaduais.

O presidente, democraticamente abriu espaço para que os clubes propusessem outra fórmula que entendessem ser a melhor para a competição. O Presidente do Itabuna Esporte Clube, Ricardo Xavier, assim como o Presidente do E.C.P.P Vitória da Conquista, Ederlane Amorim, propuseram a fórmula de pontos corridos. A partir dessas intervenções, foi aberta a votação para que os doze clubes decidissem em votação aberta a fórmula para a competição.

Dez clubes, que representaram 63 votos, optaram por aceitar a proposta feita pela FBF. Dois clubes, que representaram 15 votos (Vitória da Conquista e Itabuna), votaram pela fórmula de pontos corridos. Desta forma a fórmula proposta pela FBF foi a escolhida.


FASE CLASSIFICATÓRIA

Os doze clubes disputarão a fase classificatória em jogos de ida e volta, Grupo 01 contra Grupo 02 classificando-se os 04 primeiros colocados de cada grupo para a Fase Quartas-de-Final.



FASE QUARTAS-DE-FINAL

Após a fase classificatória, as 8 equipes classificadas comporão dois novos grupos de 04 equipes. Em jogos de ida e volta dentro do grupo, para que não haja repetição de jogos, classificarão para a Fase Semifinal, as 02 associações primeiras colocadas de cada grupo.



DISPUTA DO REBAIXAMENTO

A segunda opção determina que os dois últimos colocados de cada grupo na Fase Classificatória comporão um novo grupo que disputarão jogos de ida e volta dentro do grupo, sendo rebaixadas para o Campeonato Baiano 2ª Divisão – Edição 2011 as duas associações últimas colocadas.



FASE SEMIFINAL

Os 04 clubes melhores classificados na fase quartas-de-final avançam para a fase semifinal distribuídos em dois novos grupos de duas equipes cada. Mais uma vez, em jogos de ida e volta dentro do grupo, classificam-se para a Fase Final, o primeiro colocado de cada grupo.


FASE FINAL


A fase final será disputada pelos primeiros colocados oriundos dos grupos 06 e 07. Jogos de ida e volta definirá o grande campeão do Campeonato Baiano de Futebol Profissional – 1ª Divisão – Edição 2010.


Presidentes e Represantes dos clubes reunidos no Conselho Técnico.



O Campeonato Baiano de Futebol Profissional 1ª Divisão terá início no dia 17/01, com término em 02/05.

§ Acesso – Ascenderão ao Campeonato Baiano de Futebol Profissional da 1ª Divisão – Edição 2011, as Associações Campeã e Vice-Campeã do Campeonato Baiano de Futebol Profissional da 2ª Divisão - 2010.

§ Acesso a Copa do Brasil - 2011 – As Associações Campeã e Vice-Campeã do Campeonato Baiano de Futebol Profissional – Edição 2010, terão acesso à Copa do Brasil – Edição 2011.
§ Campeonato Brasileiro de Futebol – Série “D” – 2010 – A Associação melhor colocada do Campeonato Baiano – 1ª Divisão - 2010 terá acesso ao Campeonato Brasileiro de Futebol Série “D” Edição 2010, assim como a Associação campeã da Copa Governador do Estado – Edição 2009, que está sendo disputada.
§ Campeonato de Juniores Edição 2010 – A competição de Juniores seguirá o mesmo sistema de disputa definido para o Campeonato Baiano de Futebol Profissional – 1ª Divisão.



Fonte: FBF

Nenhum comentário: