quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Safin perde jogo em Paris e se aposenta




Beat Reusser
de Jesus






Marat Safin fez o possível. Salvou um break point decisivo no segundo set e levou Juan Martín Del Potro ao terceiro, mas não evitou a derrota. Por 6/4, 5/7 e 6/4, o argentino, atual número 5 do mundo, saiu com a vitória e pôs fim à carreira do russo, que já havia anunciado que se aposentaria após o Masters 1.000 de Paris.

Número 1 do mundo por nove semanas, em 2000, Safin, hoje com 29 anos, conquistou 15 títulos na carreira e ganhou mais de US$ 14 milhões (cerca de R$ 24 milhões) em prêmios. Famoso pelo talento e por seus feitos dentro de quadra, o russo ganhou fama proporcional fora do tênis, com declarações polêmicas.

Ao fim do jogo, Safin ganhou um longo abraço de Del Potro, que pediu ao público que aplaudisse o adversário. Logo depois, o russo, tricampeão do Masters de Paris (2000, 2002 e 2004), recebeu uma bela homenagem do torneio e de outros atletas. Com a quadra às escuras, o telão exibiu um vídeo com declarações carinhosas de Roger Federer, Rafael Nadal, Andy Murray, Novak Djokovic, entre outros.

O campeão do US Open/2000 e do Australian Open/2005 também ganhou abraços de tenistas que foram à quadra para vê-lo. Além de atletas da geração atual, como Djokovic, Gilles Simon, Ivo Karlovic e Tommy Robredo, Safin também foi saudado por rivais que já deixaram o tênis, como Younes El-Aynaoui, Albert Costa e Cedric Pioline.

Estou feliz em perder para Del Potro. Espero que ele vá longe no torneio. Se ele ganhar, pode me dar uma parte do dinheiro. É bom ver Younes, Albert, os caras dos velhos tempos. Obrigado por estarem aqui também. Significa muito para mim. Este dia ficará comigo por muito tempo. Este é o dia em que minhas memórias estarão em uma caixa. Todas as derrotas, vitórias, todas as experiências no tênis. O dinheiro que eu fiz no tênis abriu muitas portas. Estou fechando uma porta e espero que outra porta seja aberta - disse para o público, antes de deixar a quadra mais uma vez aplaudido de pé.

Nenhum comentário: