terça-feira, 24 de novembro de 2009

Quarto zonal dos Jogos abertos é fechado com chave de ouro no Recôncavo



Randolpho Gomes

Diário de Ilhéus



Mais um zonal dos Jogos Abertos do Interior, campeonato promovido pelo Governo do Estado, através da Sudesb, foi concluído com êxito durante esse final de semana (20/11 a 22/11), em São Félix (a 111 km de Salvador) e Muritiba (a 114 km de Salvador). Onze municípios do Recôncavo Baiano disputaram cerca de 50 partidas nas modalidades de basquete, futsal e vôlei. As cidades campeãs na fase regional (zonal) seguirão para a grande final do certame, juntamente com os vencedores dos outros sete zonais que vêm ocorrendo desde outubro e movimentando cerca de 150 municípios de diversas regiões do Estado. A finalíssima será realizada em dezembro, as cidades que abrigarão essa etapa serão Ilhéus e Itabuna.

Após as disputas acirradas no Recôncavo Baiano, os seis campeões e futuros representantes da região na grande final, foram conhecidos no domingo (22), quando ocorreram as últimas partidas do campeonato. No basquete, não houve grandes surpresas, as equipes mais fortes do Estado, tanto no masculino quanto no feminino, disputaram o zonal e não deram chances aos adversários. O time dos garotos de Alagoinhas, vice-campeão baiano 2009 e campeão geral dos Jogos Abertos 2008, levou o ouro, após desbancar Cachoeira por 74 a 17. Já a equipe de Muritiba, composta apenas por atletas com passagem na seleção baiana estadual, não teve dificuldades para derrotar as meninas de Cachoeira. O placar final de 60 a 11, não escondeu a experiência das representantes da equipe muritibana.

Com o Ginásio Municipal de Muritiba lotado, foi a vez da equipe de futsal masculina local levar a melhor e conquistar mais um ouro para a cidade, que pela primeira vez na história abrigou os Jogos Abertos do Interior. E diante de um jogo truncado, firmado por grandes defesas, o público não desviou os olhos da bola durante a partida entre Elísio Medrado e Muritiba. O empate de 1 a 1 prevaleceu durante o primeiro tempo. O gol de desempate só saiu no segundo tempo, após um chute certeiro do atacante de Elísio Medrado que foi capaz de silenciar a torcida muritibana. Mas o sofrimento dos anfitriões do campeonato durou pouco, pois logo os donos da casa marcaram mais um gol, deixando tudo igual novamente. Com o placar de 2 a 2, a única solução para a decisão seria a prorrogação, mas os muritibanos fizeram um gol no último minuto, e aguardaram apenas o som do apito final, para fazerem a festa, juntamente com os torcedores que se emocionaram com a vitória.


“Estou muito feliz com o êxito das equipes de Muritiba nessa competição, que é a maior do interior do Estado. É um prazer enorme sediar esse evento, pois além de levar o nome da cidade para todos os cantos da Bahia e conseguir gerar renda direta e indireta, através de hotelaria e empregos temporários, conseguimos trazer o esporte para perto da juventude, o que é de extrema importância para afastar as crianças e adolescentes das drogas e de outros comportamentos negativos”, ressaltou o Prefeito de Muritiba, Epifánio Sampaio, que acompanhou todas as finais no ginásio.

Com tantas alegrias para Muritiba, só faltou as meninas do futsal também vencerem a final para Cruz das Almas, mas não conseguiram superar o dinamismo das garotas da “terra das espadas”, e ficaram com a prata. Com o placar de 04 a 02 o time feminino de Cruz das Almas superou as donas da casa, mesmo com uma torcida contra, composta por cerca de mil pessoas. Com garra, velocidade e muita habilidade foi difícil para Muritiba segurar as meninas de Cruz, que provaram que o tempo no qual o talento com os pés era algo restrito aos homens é coisa de um passado distante. “Apesar de não ter sido fácil chegar a final, já esperava esse resultado, pois o futsal é nossa vida, treinamos muito durante todos os dias da semana. Vencer esse jogo dentro da casa dos adversários só provou que podemos ir muito além, e já sonhamos com o primeiro lugar na grande final em Itabuna”, afirmou emocionada, a artilheira de Cruz, Cleidiane Batista, que marcou três gols no jogo.



Saques, cortadas e manchetes também abrilhantaram a festa do Recôncavo. No voleibol, os mais fortes mostraram superioridade desde as eliminatórias do zonal. Sem fazer diferente na partida final, disputada no Ginásio Municipal de São Félix, as meninas de Lauro de Freitas derrotaram as anfitriãs do certame por 2 a 0. Dia de sorte para uns e azar para outros, no masculino, Cachoeira entrou em quadra para jogar a final com o time irregular, sem conter na equipe a quantidade mínima de atletas menores de idade, o que vai de encontro ao regulamento da competição. Com o erro, os cachoeiranos foram eliminados e deixaram o título com a equipe de São Félix, que apesar de não jogar a final, demonstrou disciplina e compareceu ao ginásio completa e regular.


Com os resultados, o quarto zonal dos Jogos Abertos foi fechado com promessas de conquistas na última fase do certame. Os representantes do Recôncavo Baiano aguardam ansiosos pela grande final em dezembro. Entre as modalidades disputadas nos Jogos Abertos, edição 2009, estão: o basquete, vôlei, futsal, handebol, xadrez, vôlei de praia, natação, atletismo, ginástica rítmica e tênis de mesa, sendo que os esportes individuais e o vôlei de praia só serão disputados na fase final.

Neste ano os Jogos Abertos do Interior foram divididos em oito zonais, realizados por região. As cinco primeiras sedes dos zonais foram: Irecê (31 de outubro a 02 de novembro); Miguel Calmon (06 a 08 de novembro); Eunápolis e Barreiras (13 a 15 de novembro); além de Caetité e Brumado paralelo a São Félix e Muritiba (20 a 22 de novembro). As próximas cidades anfitriãs serão: Itaberaba e Jequié (27 a 29 de novembro) e as finais serão realizadas em Ilhéus e Itabuna de 10 a 13 de dezembro.

Fonte: Ascom – Sudesb

Nenhum comentário: