segunda-feira, 23 de novembro de 2009

ATP Finals Londres 2009




Beat Reusser
de Jesus






Djokovic vira jogo e bate Davydenko

Novak Djokovic demorou a entrar no jogo, mas conseguiu virar uma partida complicada contra Nikolay Davydenko na primeira rodada do ATP Finals. O sérvio número 3 do mundo triunfou por 3/6, 6/4 e 7/5 e agora divide a liderança do Grupo B com o sueco Robin Soderling.

No jogo desta segunda, Davydenko entrou em quadra mais preciso e venceu o primeiro set por duas quebras de vantagem. O segundo set foi mais duro, e Djokovic teve três chances de quebra. A terceira delas, no nono game, foi decisiva. O número 3 do mundo abriu 5/4 e sacou para fechar a parcial em 6/4 no game seguinte.

A quebra parece ter abalado Davydenko, que vacilou no começo do terceiro set. Logo no primeiro game, o russo desperdiçou 40/15 e teve seu serviço quebrado. Djokovic assumiu a dianteira, mas o russo não desistiu. O sérvio foi ameaçado no sexto game, mas salvou três break points e manteve o serviço.

No décimo, sacando para o jogo, o número 3 do mundo cedeu mais duas chances de quebra ao adversário e, desta vez, Davydenko não desperdiçou. Com uma esquerda vencedora na paralela, devolveu a quebra e empatou o set em 5/5. O russo, no entanto, pouco fez em quadra depois disso. Perdeu seu saque sem pontuar no 11º game e deixou que Djokovic fechasse o jogo em seguida.


Robin Soderling supera Rafa Nadal

Responsável pela primeira derrota da carreira de Rafael Nadal em Roland Garros, Robin Soderling repetiu a história. Sempre agressivo, o sueco bateu novamente o seu principal desafeto no circuito profissional, desta vez por duplo 6/4 no ATP Finals, e deixou Roger Federer muito próximo de fechar o ano como número um do mundo. Ele agora só precisa de mais uma vitória no ATP Finals.

Soderling esteve melhor em quadra desde o começo. O sueco abriu o primeiro set com uma quebra de saque no segundo game e, em seguida, confirmou seu serviço para abrir 3/0. Nadal se recuperou e devolveu a quebra no quinto game. No sexto, igualou a parcial em 3/3.

O espanhol, no entanto, não resistiu à pressão no décimo game, quando sacava em 4/5 e precisava confirmar para empatar o set. Nadal teve game point em 40/30, mas cometeu seguidos erros e cedeu a quebra, que significou a vitória do sueco na parcial.

O número 2 do mundo começou melhor o segundo set, com uma quebra no terceiro game. Soderling, porém, deu o troco no quarto game e igualou o placar. O sueco teve seu saque pressionado no sétimo e no nono games, mas resistiu e novamente colocou Nadal sob pressão no décimo game. A história do primeiro set se repetiu. Nadal teve chance de confirmar o serviço, mas cometeu erros não forçados e cedeu a quebra.

Nenhum comentário: