terça-feira, 24 de novembro de 2009

ATP Finals Londres 2009




Beat Reusser
de Jesus








Federer bate Murray e se garante como número 1 até o fim do ano

Ninguém mais tira Roger Federer do posto de número 1 do mundo até o fim da temporada. O triunfo de virada sobre Andy Murray nesta terça-feira, no ATP Finals, garantiu ao suíço pontos suficientes para evitar que Rafael Nadal lhe tome a ponta do ranking. A vitória, que veio por 3/6, 6/3 e 6/1, em 1h57m, também coloca Federer na liderança do Grupo A.

Nesta terça, Federer conseguiu vencer um dos poucos tenistas que leva vantagem no retrospecto contra o melhor do mundo. Só neste ano, antes do encontro em Londres, o britânico conheceu dois triunfos (Indian Wells e Doha) e foi batido uma vez (Cincinnati). Já ao longo da história, computada a partida no ATP Finals, são seis vitórias de Murray e agora quatro do suíço.

O primeiro set começou bem disputado. Logo nos primeiros games, os dois tenistas tiveram seus serviços quebrados. Murray, jogando com mais calma, conseguiu vencer o saque de Federer novamente no sexto game, abrindo 4/2 na primeira parcial. Em seguida, continuou firme no set para fechar sem maiores dificuldades.

No segundo set, o jogo mudou de dinâmica. Foi a vez de Federer mostrar mais segurança nas trocas de bolas longas e, com mais agressividade, conseguir uma quebra de saque decisiva para empatar o jogo e levar a disputa para o terceiro set. Na segunda parcial, o suíço venceu 94% dos pontos que disputou com o primeiro saque em quadra.

No terceiro set, Federer manteve o bom ritmo de jogo e quebrou o serviço de Andy Murray logo no primeiro game de saque do britânico. Com mais confiança, o número 1 do mundo ainda conseguiu vencer o saque de Murray em mais duas oportunidades e conquistou seu segundo triunfo no torneio.



Del Potro vence Verdasco e mantém chances

O tenista argentino Juan Martin Del Potro venceu a sua primeira partida no ATP Finals ao bater o espanhol Fernando Verdasco por 2 sets a 1, parciais de 6/4, 3/6 e 7/6 (7/1) e mantém chances de classificação no Grupo A para as finais do torneio.

Depois de dois sets equilibrados, com uma quebra de saque para cada tenista, Del Potro conseguiu a primeira quebra do terceiro set e aproveitou a vantagem para abrir 5/2. No oitavo game, Verdasco cedeu o primeiro match point, mas se salvou com uma bela passada.

Ao sacar para o jogo no nono game, o argentino vacilou. Ao cometer seguidos erros não forçados e uma dupla falta, o número 5 do mundo cedeu a quebra. Del Potro, no entanto, teve nova chance de fechar a partida no décimo game, no serviço de Verdasco. Desta vez, o espanhol subiu à rede e contou com um erro do adversário. Dois pontos depois, Verdasco igualou o set em 5/5.

A decisão só veio no tie-break, quando Del Potro abriu o game de desempate com um ace, conseguiu um mini-break logo no segundo ponto e não perdeu mais a dianteira.

O resultado praticamente elimina o espanhol, enquanto Del Potro segue firme na briga. O último jogo do argentino no Grupo A será contra o suíço Roger Federer.

Nenhum comentário: