sábado, 28 de novembro de 2009

ATP Finals Londres 2009: semifinais




Beat Reusser
de Jesus






Del Potro supera Soderling e faz final contra Davydenko

O argentino Juan Martin Del Potro garantiu sua classificação à decisão no ATP Finals, em Londres, ao derrotar o sueco Robin Soderling, por 2 sets a 1, com parciais de 6/7 (1-7), 6/3 e 7/6 (7-3), após 2h11 min de partida.

Após perder o primeiro set no tie break, o argentino passou a jogar de forma mais agressiva, pressionando o sueco que até então levava vantagem com seu eficiente saque. Resultado: conseguiu sete break points ao longo da partida, dos quais converteu dois. Na última parcial, chegou a estar em desvantagem, mas reverteu o marcador e levou o jogo para o tie break. O sueco parece ter sentido o nervosismo dos pontos finais, e não foi páreo para o argentino, que, com um belo ace, fechou em 7/3.

Na busca pelo título, o sul-americano tem pela frente o russo Nikolay Davydenko. No retrospecto, a vantagem é do tenista europeu. Os dois se enfrentaram três vezes pelo circuito profissional e o russo saiu de quadra com a vitória em duas oportunidades. O único triunfo de ''Delpo'' foi na semifinal da Copa Davis de 2008, quando venceu com parciais de 6/1, 6/4 e 6/2.


Davydenko bate Federer e vai à final

Nikolay Davydenko venceu o número um do mundo Roger Federer pela primeira vez na carreira e avançou à decisão do ATP Finals. Em um duelo emocionante, o russo superou o suíço por 2 sets a 1, parciais 6/2, 4/6 e 7/5. Até então, Davydenko tinha perdido os 12 jogos que fez contra Federer.

Após deixar Rafael Nadal e Novak Djokovic de fora das semifinais do ATP Finals, Davydenko foi o responsável por mais uma surpresa em Londres. A decisão do torneio será neste domingo.

Depois de um primeiro game impecável e de ter dois break points no game seguinte, Federer caiu de rendimento e chegou a arrancar bocejos da mulher, Mirka, que estava nas arquibancadas. Do outro lado da quadra, jogando com velocidade e distribuindo bem as bolas, Davydenko ainda se aproveitou dos muitos erros não forçados do suíço (foram 12 no total, contra quatro do russo), para conseguir quebrar três vezes o saque do rival até fechar o set em 6/2.

A segunda parcial foi bem mais equilibrada, com os dois tenistas confirmando seus saques até o nono game. Mas no décimo, Federer, que passou a cometer menos erros não forçados, conseguiu o break point, fechou em 6/4 e empatou a partida.

No terceiro set, a história se repetiu, com os dois alternando grandes jogadas e alguns momentos de irregularidade. Mas, dessa vez, quem levou a melhor foi Davydenko, que quebrou o serviço de Federer no 10º game e, em seguida, sacou para fechar o set em 7/5 e o jogo em 2 a 1.

Nenhum comentário: