segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Khodair vence, mas vê Cacá se aproximar do título




Beat Reusser
de Jesus






Favorito depois de liderar os treinos e largar na pole, Allam Khodair venceu a segunda etapa do playoff da Stock Car na manhã deste domingo. O piloto da Full Time é o primeiro a repetir uma vitória na temporada. Coincidentemente, seu primeiro triunfo foi no mesmo Autódromo Internacional Nelson Piquet, na terceira corrida do ano.


Khodair chegou à capital federal no 10º lugar da tabela de classificação, o último entre os candidatos ao título. Com a vitória deste domingo, no entanto, ele salta para a quarta colocação. Superado por Ricardo Zonta, dono da própria equipe, Cacá Bueno chegou no terceiro posto.

Desta forma, o piloto da Red Bull amplia para 24 pontos sua vantagem sobre os perseguidores mais próximos, Ricardo Maurício, da RC, e Thiago Camilo, da Vogel. Com os resultados, Cacá pode assegurar o tricampeonato em Tarumã, no próximo dia 22, na penúltima etapa da temporada. Se deixar a prova em Tarumã com 26 pontos de diferença, Cacá garante o título.

Na prova, Cacá enfrentou dificuldades em relação aos perseguidores equipados com pneus novos, já que os seis primeiros do grid devem andar com os compostos utilizados nas três tomadas de tempo do sábado. Para o piloto da Red Bull, o regulamento é "absurdo e completamente errado".

Khodair simplesmente não teve adversários neste domingo. O piloto manteve a ponta na largada e abriu dois segundos na primeira volta. Tranquilo na frente, ele apenas acompanhou pelo retrovisor as tentativas frustradas de Ricardo Zonta para reduzir a diferença.

Com uma estratégia ousada, o ex-piloto de Fórmula 1 resolveu abrir mão da troca de pneus e apenas reabasteceu no pit stop obrigatório. A tática funcionou e Zonta assumiu a ponta no retorno à pista, mas Khodair precisou de apenas meia volta para retomar a posição. Ambos chegaram a se tocar de lado no meio do retão dos boxes, mas o competidor da Full Time garantiu o triunfo.

Nenhum comentário: