Beat Reusser
O britânico David Haye é o novo campeão mundial dos pesados da Associação Mundial de Boxe (AMB). Ele venceu por pontos o russo e então detentor do cinturão Nikolai Valuev, na luta realizada neste sábado em Nuremberg, na Alemanha.
Haye se torna o primeiro britânico campeão desta categoria desde que Lennox Lewis se aposentou, há seis anos. Na avaliação dos juízes, ele venceu por 116 pontos a 112 para dois juízes, com o terceiro cravando um empate por 114 pontos. Além de insultar o russo, Haye prometeu vencer por nocaute, mas não conseguiu.
Haye começou a luta um pouco preso, mas logo dominou as ações contra Valuev. No último assalto, ele quase levou o russo a nocaute. Ao final da luta, o boxeador revelou, em entrevista à rádio BBC, uma dificuldade que precisou superar.
"Tenho quase certeza de que quebrei minha mão, mas isso é um preço pequeno a se pagar. Eu acertei um golpe de direita no segundo ou terceiro assalto. Digo a vocês que a cabeça dele é sólida. Senti como se fosse um tijolo", disse Haye.
A diferença de porte entre os dois lutadores é gritante. Com 2,13m de altura, Nikolay Valuev faz seu algoz de 1,91m parecer pequeno. Com 50 vitórias (34 por nocaute), o Gigante Russo de 36 anos conheceu sua segunda derrota na carreira. Até então, o único revés foi sofrido em 2007, contra Ruslan Chagaev.
David Haye possui três títulos mundiais, mas na categoria cruzador. Logo em suas primeiras lutas entre os pesados, ele já conquistou mais um cinturão. Com o triunfo sobre Valuev, o pugilista britânico de 29 anos ostenta um cartel de 23 vitórias (21 por nocaute) e apenas uma derrota.
Nenhum comentário:
Postar um comentário