sexta-feira, 6 de novembro de 2009

ATP de Basileia, quartas de final




Beat Reusser
de Jesus






Federer e compatriota vencem e garantem tenista da casa na decisão

O ATP 500 de Basileia terá um tenista suíço na final. Até aí, nenhuma novidade, já que Roger Federer é tricampeão do torneio e não perde na cidade desde 2003. A surpresa fica por conta do convidado Marco Chiudinelli, número 73 do mundo. O suíço de 28 anos derrotou o francês Richard Gasquet por 6/1 e 6/3 e avançou às semifinais do torneio.

Federer e Chiudinelli são amigos desde a infância, quando treinavam tênis juntos entre as melhores crianças suíças.

A campanha em casa é a melhor da carreira de Chiudinelli, que jamais havia alcançado as semifinais em um torneio de nível ATP. Em outubro, ele já havia obtido uma melhor marca pessoal, ao chegar às quartas no ATP 250 de Bangcoc. O suíço está entre os mais cotados para o prêmio de Retorno do Ano, já que terminou 2008 no posto 779 do ranking mundial.

Chiudinelli passou por uma cirurgia no joelho esquerdo em novembro de 2007 e só voltou a jogar em agosto do ano passado.


Roger Federer não deu qualquer chance ao qualifier russo Evgeny Korolev e se classificou à semifinal ao vencer por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/2, após apenas 55 minutos de disputa.

Atuando com segurança no fundo da quadra, Federer viu Korolev equilibrar o início da partida. No entanto, o russo não teve forças para segurar o suíço no sexto game e acabou tendo seu serviço quebrado. Com a vantagem na mão, prevaleceram a experiência e o melhor jogo do líder do ranking mundial.

Na segunda parcial Federer manteve o ritmo, conseguiu duas quebras de saque consecutivas e não encontrou dificuldades para fechar o jogo e confirmar seu favoritismo na Basileia.


Djokovic vira, vence batalha com suíço Wawrinka

Novak Djokovic esteve perto de ver o fim de sua série de vitórias sobre Stanislas Wawrinka. O suíço venceu o primeiro set e sacou para fechar o jogo na segunda parcial, mas cometeu erros bobos nos momentos decisivos e acabou cedendo a virada. Após 2h18m de jogo, o sérvio número 3 do mundo venceu por 4/6, 7/6(5) e 6/2.

O triunfo, sexto consecutivo de Djokovic sobre Wawrinka, coloca o sérvio nas semifinais do ATP 500 de Basileia. Ele vai enfrentar o tcheco Radek Stepanek (17 do mundo), que passou pelo croata Marin Cilic (15) por 4/6, 6/3 e 6/3. Agora, Djokovic soma oito vitórias em dez jogos sobre Wawrinka. A última vitória do suíço foi em 2006, no ATP de Viena.

Na temporada 2009, Djokovic é o tenista que mais acumula vitórias. O triunfo desta sexta-feira foi seu 69º do ano. Em Basileia, ele tenta impedir o tetracampeonato de Roger Federer, que já soma 18 vitórias seguidas no torneio.

Nenhum comentário: