Beat Reusser
de Jesus
O alemão Sebastian Vettel não deu chances a Rubens Barrichello e garantiu o vice-campeonato da Fórmula 1 com uma vitória no GP de Abu Dhabi, neste domingo. O piloto da Red Bull foi beneficiado pelo abandono de Lewis Hamilton, que liderava a prova de maneira tranquila, para encerrar a última etapa da temporada com um primeiro lugar nos Emirados Árabes. Barrichello terminou a prova em quarto lugar, mesma posição que obteve no grid de largada.
Se nos treinos o domínio foi da McLaren de Hamilton, a Red Bull teve a hegemonia durante a prova. O segundo colocado nos Emirados Árabes foi o australiano Mark Webber, companheiro de Vettel. O campeão Jenson Button, que garantiu o título por antecipação no GP do Brasil, completou o pódio em Abu Dhabi.
Com isso, a classificação do campeonato terminou com Jenson Button em primeiro lugar, com 95 pontos, seguido por Vettel, com 84, e por Barrichello, com 77. O quarto lugar foi do companheiro de Vettel na Red Bull, o australiano Mark Webber, com 69,5.
Apesar do abandono de Hamilton, a McLaren obteve a terceira colocação no Mundial de Construtores porque a Ferrari teve um final de campeonato melancólico e não pontuou. Futuro piloto da equipe, Fernando Alonso também foi mal, despedindo-se da Renault com a 14ª posição.
Em uma corrida sem grandes emoções, destaque para Kamui Kobayashi, da Toyota. Correndo no lugar do lesionado Timo Glock, o japonês repetiu o bom desempenho em Interlagos e somou seus três primeiros pontos na história da categoria ao ser o sexto colocado.
A Fórmula 1 agora só retoma as atividades em 14 de março, com o GP do Bahren abrindo o próximo Mundial. Entre as novidades da disputa estarão três novas escuderias: USF1, Manor e Campos, que contará com o brasileiro Bruno Senna. Na área técnica, as inovações ficarão por conta do fim do reabastecimento durante a prova e a proibição das mantas aquecedoras para os pneus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário