terça-feira, 15 de setembro de 2009

Bahia conquista cinco medalhas e torce por mesatenistas



Randolpho Gomes
Diário de Ilhéus






Com cinco medalhas na bagagem a delegação baiana retornou nessa segunda-feira (14) para Salvador, após cinco dias de confronto durante as Olimpíadas Escolares (12 a 14 anos), realizadas desde o dia 10 deste mês em Poços de Caldas (MG). A natação com quatro medalhas (duas de ouro, uma de prata e uma de bronze) e o judô com uma de bronze, foram às modalidades responsáveis pela festa baiana na cidade mineira durante a primeira etapa da competição. Já na segunda fase, que ocorrerá de 15 a 20 de setembro, a Bahia vai torcer pela equipe de tênis de mesa que embarcou nessa segunda-feira (14) para Poços de Caldas e deve começar a competir na quinta-feira (16), nas categorias: duplas, individual, equipe e duplas mistas.



Os mesatenistas que terão a importante missão de representar o Estado durante o certame são: Rafael Queiroz (IFBA/CEFET), Yan César (Dinâmico - Município de Itororó-BA), Bruna Riffel (Escola Municipal São Paulo - Município de Luiz Eduardo Magalhães-BA) e Luana Andrade (Colégio Luiz Rogério – Município de Camaçari-BA). A equipe será comandada pelo técnico, Ednaldo Souza do Município de Itororó-BA e coordenada pelo Diretor de Fomento da Sudesb, Reginaldo Sacramento. “Todos os atletas que seguiram para as Olimpíadas Escolares, só conseguiram obter a classificação para o confronto nacional, após vencerem as seletivas estaduais, realizadas pela Sudesb em Salvador e no interior baiano durante o mês de agosto”, ressaltou o Coordenador de Apoio ao Esporte da Sudesb, Ari Souza.



Portanto os mesatenistas classificados na etapa baiana vão tentar quebrar a hegemonia do judô e da natação que desde o ano passado são as modalidades que mais brilham no cenário esportivo nacional estudantil, sendo as responsáveis pelas dez medalhas conquistadas pela Bahia em 2008 nas Olimpíadas Escolares (15 a 17 anos), sendo duas de ouro, uma de prata e três de bronze na natação; e mais duas de prata e duas bronze, no judô.


Nesse ano, até o momento o desempenho dos atletas nas piscinas e nos tatames não foi diferente. Após a vitória da equipe de revezamento 4 X 50 durante o sábado (12), a natação baiana voltou a brilhar novamente no domingo (13), conquistando mais três medalhas: uma de bronze nos 400m livre com Caroline Oliveira (Colégio Sagrado Coração de Jesus), uma de prata nos 50 m borboleta com Daniel Melo (Sacramentinas), e o ouro nos 200 medley com Gabriel Bretschy que se consagrou campeão da prova após bater o recorde da categoria. Já a prova de revezamento 4 x 50 que também teve a Bahia como recordista durante o final de semana, teve a equipe formada por: Ramon Lino (Escola da Península), Daniel Melo (Sacramentinas), Gabriel Bretschy (Escola Mundai) e João Haroldo (Pan Americana).


Nos tatames o destaque foi para o baiano Jivanildo Santos (Escola Estadual Ruy Barbosa), que após diversos combates acirrados conseguiu ficar com o bronze no meio médio. Neste ano, a Bahia está contando com 48 representantes da categoria de 12 a 14 anos. Na primeira etapa das Olimpíadas Escolares da categoria, realizadas de 10 a 15 de setembro, os atletas baianos disputaram as modalidades de: xadrez, judô, atletismo e natação.


As Olimpíadas Escolares representam o maior evento estudantil esportivo do Brasil e integram um projeto sem precedentes na história do esporte estudantil no país, sendo realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Ministério do Esporte e Organizações Globo, com organização do COB. Desde o seu primeiro ciclo (2005-2008), reúne milhares de alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas para uma competição de abrangência nacional.


Nenhum comentário: