sábado, 19 de setembro de 2009

Copa Davis: Brasil - Equador 1 a 2




Beat Reusser
de Jesus






Melo e Sá perdem, e Brasil se complica

O sonho brasileiro de voltar à elite do tênis mundial pode ser adiado por mais um ano. Na tarde deste sábado, após conhecer uma vitória e um revés na véspera, a equipe nacional sofreu nova derrota, desta vez na disputa por duplas. No duelo contra os irmãos Nicolas e Giovanni Lappenti, a parceria Marcelo Melo e André Sá caiu por 3 sets a 2, com parciais de 3/6, 6/3, 6/4, 4/6 e 6/4 e viu os equatorianos abrirem 2 a 1 no duelo que vale vaga no Grupo Mundial da Copa Davis.

Se vencer mais um jogo, o Equador garantirá seu lugar no Grupo Mundial, principal divisão da Copa Davis, em 2010. Para triunfar, o Brasil precisará levar a melhor nas duas partidas de simples deste domingo. Primeiro, às 16h (de Brasília), Marcos Daniel duelará com Nicolás Lapentti. Em seguida, se necessário, Thomaz Bellucci vai decidir o confronto contra Giovanni Lapentti.

Assim como ocorreu na sexta-feira, o Brasil começou o dia dando esperanças ao torcedor gaúcho e venceu o primeiro set. Com boa presença na rede e precisa nos saques, a dupla verde e amarela abriu 3/0 no início e caminhou com tranquilidade na sequência para fechar com 6/3. No entanto, na segunda parcial, Melo e Sá desperdiçaram chances de quebra e foram surpreendidos no quinto game, levando a resposta em outro 6/3.

Com a igualdade no placar, os brasileiros voltaram a ter o saque quebrado no terceiro game do set seguinte, mas foram rápidos no troco e empataram em 2 a 2. Porém, Melo voltou a cometer erros em seu serviço e colocou mais uma vez os irmãos Lapentti em vantagem, que só deram sequência e terminaram com 6/4, sem perder pontos no período decisivo.

Cada vez mais próxima da derrota, a dupla do Brasil mostrou poder de reação nos sets seguintes e conseguiu sair da situação adversa com o apoio da torcida, que vibrava muito a cada ponto dos mandantes. Em parcial equilibrada, Melo e Sá chegaram a ser ameaçados, conseguiram salvar um break-point e contou com agressividade nas devoluções e boas subidas à rede para derrubar os equatorianos no décimo game e fechar com 6/4, provocando a decisão no tie-break.

No emocionante set decisivo, a empolgação dos brasileiros fo freada pelo excesso de erros na horas das definições e ao bom aproveitamento dos rivais, que abriram boa vantagem no terceiro game ao quebrar o serviço dos mandantes. Já no sexto período, a resposta da dupla da casa veio com três erros de Nicolas nos voleios, empatando novamente em 3 a 3. Porém, em seguida, os equatorianos pressionaram, tiveram quatro break-pointis e aproveitaram o último para dar início à vitória por 6/4, que deixa a equipe verde e amarela em situação delicada na repescagem.

Nenhum comentário: