segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Punições dão liderança e vitória a Filippi em prova 2 no Algarve




Beat Reusser
de Jesus






Luca Filippi herdou a primeira posição após seis punições dadas pela direção de prova e venceu a corrida 2 da GP2 no Algarve. O italiano da Super Nova aproveitou as paradas imprevistas dos rivais e dominou o resto da corrida, sem dar oportunidades para Sergio Pérez e Javier Villa, que fecharam o pódio.

A prova começou com muita tensão: Vitaly Petrov ficou parado na largada e Michael Herck, que partiu em último, o acertou. A pancada muito forte causou preocupação, e esta só cresceu quando, dez minutos após o acidente, o belga ainda não havia sido retirado do carro da DPR. Herck foi levado ao hospital, mas estava consciente. Petrov apareceu nas imagens da TV durante a corrida com o braço enfaixado.

A intensidade da batida e a quantidade de detritos que ficaram na reta principal obrigaram a direção de prova a interromper a prova. Foi declarada bandeira vermelha, e os pilotos chegaram a deixar seus carros enquanto eram feitos a limpeza da pista e o atendimento a Herck.

Na relargada, o lance que decidiu a prova: Andreas Zuber, que vinha na frente, ultrapassou o safety-car antes de ele entrar nos boxes. Como ditava o ritmo, levou junto Davide Valsecchi, Lucas Di Grassi, Kamui Kobayashi, Nico Hülkenberg e Pastor Maldonado, que ocupavam os lugares de segundo a sexto. Os seis foram punidos com um drive-through, deixando completamente a luta pela vitória.

Assim, Filippi pegou a liderança e a Super Nova colocou seus dois carros no pódio, já que Villa completou em terceiro.

Pérez chegou no top-3 pela terceira vez no campeonato, mas foi punido após a prova por também ter ultrapassado o safety-car na relargada e ficou em 11º.

Com o terceiro lugar, Dani Clos marcou seus primeiros pontos na temporada — Di Grassi fez os 63 anteriores. Álvaro Parente foi o quarto, e Diego Nunes levou a iSport ao quinto posto, à frente do companheiro Giedo van der Garde. Alberto Valerio, da Piquet GP, terminou em sétimo.

Punições cumpridas, o trio da frente manteve a distância de 4s de um para o outro. Assim, as disputas por posição ficaram restritas ao pelotão intermediário, com os ex-ponteiros buscando se recuperar na prova. Zuber foi quem se deu melhor, chegando em 12º. Di Grassi completou na 15º colocação.




Após 10 rodadas duplas, a temporada 2009 da GP2 foi encerrada neste final de semana no circuito português de Algarve.

Com o título na mão do alemão Nico Hülkenberg, as provas de Portugal tiveram como objetivo a briga pelo vice-campeonato que ficou nas mãos do russo Vitaly Petrov.

O brasileiro Lucas di Grassi terminou o campeonato no terceiro posto, a frente do agora piloto da Renault, Romain Grosjean.

Entre os demais brasileiros Alberto Valério foi o 15º com 16, Luiz Razia e Diego Nunes dividiram o 19º posto com oito pontos.


Veja como ficou o campeonato:

Nenhum comentário: