sábado, 19 de setembro de 2009

Brasileirão 2009 - Série C, Final





Beat Reusser

de Jesus








América-MG é o campeão da Série C

Ausente da Série B desde 2004, o América-MG comemora a esperança de dias melhores a partir do ano que vem. Neste sábado, o time sagrou-se campeão da Série C ao vencer o ASA-AL por 1 a 0, garantindo a festa dos quase 11 mil torcedores presentes no Estádio Independência, em Belo Horizonte. No jogo de ida, em Arapiraca, o time havia vencido por 3 a 1.



Além de América e ASA, os outros que disputarão a Segunda Divisão de 2010 são Icasa-CE e Guaratinguetá.

Apesar do clima de festa da torcida pelo placar alcançado no jogo de ida, o América não encontrou facilidade. O gol só saiu aos 44 do segundo tempo, quando Bruno Mineiro recebeu livre na entrada da área e chutou com categoria. Até ali, a pressão era dos visitantes.

Como precisava tirar a desvantagem de dois gols, o time alagoano partiu para cima desde o início e pressionou os donos da casa. Mas faltava capricho na hora de finalizar. A mesma falta de pontaria que atrapalhou o América em sua principal chance na primeira etapa.

Aos 39 minutos, depois de um cruzamento da esquerda, Wellington Paulo – que completou 300 jogos pelo clube – perdeu uma chance clara, com o goleiro Tuti batido. O zagueiro pulou antes de a bola chegar e cabeceou quando já estava caindo, jogando por cima do travessão. Dez minutos mais cedo, Renatinho foi o vião do ASA, chutando para fora depois de boa trama da equipe alagoana.

Ao fim da primeira etapa, Zé Rodolfo, do América-MG, desentendeu-se com o goleiro Tuti. Os dois trocaram empurrões e uma confusão tomou conta do gramado. Na volta para o segundo tempo, ambos levaram cartão amarelo.

A indisciplina, aliás, marcou a decisão. Foram 10 cartões amarelos, seis para o América e quatro para o ASA. Destes, dois foram para o zagueiro Henrique, que deixou o time alagoano com menos um aos 20 da etapa final, quando fez falta dura em Fábio Bala.


Mesmo com um a menos, o ASA continuou dominando. Aos 28, depois de bela triangulação entre Nena, Fábio Lopes e Flávio, este último chutou para fora, levando perigo.



Pouco antes, a torcida do América pediu a entrada de Euller e foi atendida. O Filho do Vento não jogava havia 70 dias, devido a uma grave lesão no joelho. O atacante, no entanto, não conseguiu se destacar.
















Mesmo com o time pressionado em campo, a torcida do América confiou na vantagem, perdeu o medo e começou a gritar “É campeão” a partir dos 30 do segundo tempo. E foi neste clima que Bruno Mineiro fez o gol da vitória. Ao apito final, gritos de "o Coelhão voltou" e um show de fogos que durou quatro minutos. Uma euforia que simboliza a esperança de um 2010 animador para o América-MG.

Nenhum comentário: