sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Prefeitura estuda parceria esportiva no Luiz Viana Filho



Randolpho Gomes
Diário de Ilhéus






Discutir com transparência uma proposta de gestão compartilhada do Estádio Luiz Viana Filho, que é um espaço público administrado pela Prefeitura Municipal de Itabuna, foi o objeto de uma reunião entre os secretários de Administração, Gilson Nascimento, e de Esportes, Alcântara Pellegrini, com o presidente do Itabuna Esporte Clube, Ricardo Xavier, e com o presidente da Liga Itabunense de Futebol Amador, Roberto Carlos Nascimento, o Deco. A reunião teve ainda a participação do subprocurador administrativo da Procuradoria-Geral do Município, Antônio Calhau, que prepara o anteprojeto a ser encaminhado ao Poder Legislativo.

Para o secretário de Administração, Gilson Nascimento, o objetivo é definir normas para utilização de um espaço público através de uma parceria com o Itabuna Esporte Clube, LIF e outras entidades, mostrando com transparência à comunidade como é feita a exploração dos serviços e gerando receitas para apoiar não só a participação da equipe itabunense no Campeonato Baiano e da seleção local no Intermunicipal. O processo só é possível com o estabelecimento de mecanismos jurídicos que serão analisados pela Procuradoria do Município.

Já o titular da Secretaria de Esportes, Alcântara Pellegrini, considera a discussão da parceria um marco e um avanço legal, até porque o governo municipal foi provocado por desportistas e usuários do Luiz Viana Filho, que queriam saber sobre a utilização comercial dos espaços e a possibilidade de destinação dos recursos para entidades esportivas.

O subprocurador administrativo do Município, Antônio Calhau, explicou que a proposta em fase de implementação vem sendo discutida agora com entidades esportivas e desportistas, que são os principais interessados no projeto, abrindo perspectivas para a exploração de um grande equipamento em parceria com clubes esportivos, com a LIF, CDL e outras entidades diversas.

Passo importante – O presidente do Itabuna, Ricardo Xavier, elogiou a iniciativa do governo municipal e que vem sendo coordenada pela Secretaria de Administração no sentido de legalizar a situação não apenas com relação ao clube dirigido por ele, como também para outras entidades esportivas que utilizam o estádio para competições e eventos diversos. “Este será um passo importante no sentido de definir o repasse de recursos para clubes de futebol e mesmo para a Liga Itabunense de Futebol”.

Xavier falou ainda do projeto de fortalecimento do Itabuna Esporte Clube que vai disputar o campeonato baiano de 2010 com uma equipe competitiva, marcando sua participação nos festejos centenário de Itabuna. O clube também iniciou uma campanha comunitária de filiação de sócios torcedores, anunciada recentemente e que será suplementada por uma campanha publicitária.

Nenhum comentário: