quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Cancellara tricampeão mundial de contra-relógio





Beat Reusser
de Jesus






O suíço Fabien Cancellara venceu esta quinta-feira a prova de contra-relógio dos Mundias de Ciclismo de estrada, pela terceira vez, depois dos êxitos em 2006 e 2007.

O campeão olímpico dominou seus adversários e venceu pela terceira vez a prova de contrarrelógio do Mundial de ciclismo de estrada, realizada nesta quinta-feira em Mendrisio, na Suíça. O ciclista da casa bateu seus 65 oponentes por uma diferença de 1min27s, para delírio de sua enorme torcida na fronteira da Suíça com a Itália.


O terceiro título mundial de Cancellara foi conquistado com o tempo de 57min55s74 no trajeto de 49.8 km. O sueco Gustav Larsson ficou com a prata, a mesma colocação que teve em Pequim 2008, e o alemão Tony Martin ficou com o bronze.

Cancellara começou a comemorar bem antes de da linha de chegada, aplaudindo os fãs e apontando a bandeira suíça em sua camisa. Com o número 2, o ciclista suíço foi o mais rápido na primeira das três voltas, e logo no início da segunda já tinha alcançado Larsson, que havia largado um minuto antes.

Cancellara já tinha incríveis 1min17s de vantagem na metade da prova, e completou a segunda volta 1min53s mais rápido que o norte-americano Tom Zirbel, quarto colocado. Com duas das três voltas completadas, a vitória já parecia uma simples formalidade.

A prova marcou o retorno de dois ciclistas do Cazaquistão, que tinham se afastado do esporte por doping. Alexandre Vinokourov, medalhista de bronze em 2004 e 2006, e Andrei Kashechkin representaram seu país após dois anos de suspensão. Vinokourov, de 36 anos, viu os torcedores gritarem seu nome desde a largada até o fim da prova. Porém, nada se comparou aos gritos destinados ao campeão Cancellara, que nasceu na Suíça e tem pais italianos.

Nenhum comentário: