quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Copa Sul-Americana, oitavas de final





Beat Reusser
de Jesus







Vitória é goleado pelo River Plate

O Vitória não enfrentava um time estrangeiro por uma competição sul-americana desde 1997. E o reencontro não foi nada bom para os baianos. Nesta quarta-feira, o Leão foi até Montevidéu e tomou uma goleada de 4 a 1, pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana. Córdoba (duas vezes), Andrezinho e Rodriguez marcaram os gols dos anfitriões, enquanto Wallace descontou.

A derrota deixa a equipe do Vitória em situação muito delicada para avançar na Copa Sul-Americana. A salvação pode ser o gol marcado fora de casa, já que ele funciona como critério de desempate. Agora, o time precisa de uma vitória por 3 a 0 sobre River na partida de volta, no próximo dia 30, no Barradão, em Salvador, às 19h15 (de Brasília).

Antes mesmo que as equipes pudessem se organizar no jogo, saiu o primeiro zero do placar. Aos 8min, uma boa jogada do River pela beirada do campo pegou a defesa do Vitória desprevenida. Um cruzamento da direita encontrou o grandalhão Jorge Córdoba na segunda trave. O atacante ganhou de Wallace e cabeceou no contra pé de Viáfara, abrindo o placar no Estádio Centenário.

No entanto, o gol não abateu a equipe brasileira, que rapidamente se recompôs e partiu para cima do River. As melhores jogadas saíram dos pés do meia Leandro Domingues, que levou vantagem em praticamente todas as jogadas individuais que tentou. A jogada de maior perigo aconteceu aos 27min, quando Leandro arrancou do meio campo, passou por três marcadores, mas chutou em cima do goleiro adversário.

As equipes voltaram para a segunda etapa e mais uma vez o Vitória cochilou nos primeiros minutos. Mais uma vez, o argentino Córdoba recebeu livre e bateu colocado para marcar o segundo do time uruguaio, aos 5min.

Mais uma vez, o Vitória tentou se reerguer na partida e buscar forçar para reagir. Contudo, os erros de finalização permaneceram e o maior volume de jogo do time baiano não era revertido em gols. Aos 21min, porém, a insistência da equipe brasileira deu frutos. Após cobrança de escanteio pela direita, Roger desviou de cabeça e Wallace aproveitou na segunda trave para diminuir o placar.

No entanto, o gol teve a reação inversa do que era esperado no time do Vitória. Um apagão geral tomou conta da equipe, que acabou levando dois gols em menos de 5 minutos. O primeiro foi marcado aos 35min, quando o brasileiro Andrezinho arrancou do meio de campo, invadiu a área e bateu cruzado. A bola desviou em Wallace e enganou o goleiro Viáfara.

A péssima atuação do sistema defensivo do vitória resultou no quarto gol do River apenas 2 minutos depois. Rodríguez recebeu sozinho no lado esquerdo da área e bateu cruzado para selar a vitória.

Nenhum comentário: