quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Copa Sul-Americana





Beat Reusser
de Jesus








Harlei brilha nos pênaltis e Goiás elimina Atlético-MG

Em duelo de duas equipes que brigam também na ponta de cima da tabela do Campeonato Brasileiro, o Goiás colocou seus titulares em campo para eliminar o Atlético-MG. Depois de passar sufoco no tempo normal e amargar empates de 0 a 0 no jogo de ida e 1 a 1 no Serra Dourada, a equipe da casa contou com a estrela do goleiro Harley para vencer por 6 a 5 e garantir presença nas oitavas de final, fase em que vai encarar os paraguaios do Cerro Porteño.

Gols no segundo tempo: Na segunda etapa, as equipes se apresentaram mais cautelosas, mas as redes finalmente balançaram. Aos 25, o experiente Júnior recebeu lançamento de Renan e, com tranquilidade, tocou na saída do goleiro Harlei para o fundo das redes.

O empate esmeraldino veio em lance que gerou muitos protestos dos atleticanos. Fernandão recebeu cruzamento na área e foi derrubado por Thiago Cardoso. Apesar de o auxiliar não ter assinalado a penalidade máxima, o árbitro não teve dúvidas e apontou para a marca de cal. Na cobrança, Felipe, com três paradinhas, chutou alto no lado direito de Bruno e igualou o placar, aos 32.

Com o resultado, a decisão foi para a disputa de pênaltis. Felipe, Fernandão, Zé Carlos, Léo Lima, Vitor e Leandro Euzébio converteram para o Esmeraldino. Bruno Meneghel mandou por cima da trave. Coube ao goleiro Harlei fazer a diferença e, apesar das cobranças certeiras de Júnior, Alessandro, Wellington Saci, Tchô e Alex Bruno, o goleiro levou a melhor diante de Renan e Chiquinho e comemorou a classificação.


Botafogo vence o Atlético-PR e chega às oitavas

Com fraca campanha no Campeonato Brasileiro, competição em que corre sério risco de rebaixamento, o Botafogo conseguiu enfim dar alegrias ao seu torcedor com a classificação às. A equipe alvinegra encerrou um longo jejum de vitórias ao bater o Atlético-PR por 3 a 2, no primeiro triunfo sob o comando do técnico Estevam Soares. O Botafogo vai encarar na próxima fase os equatorianos do Emelec, que saíram vencedores do duelo contra o Zamora com duas vitórias (1 a 0 fora de casa e 2 a 1 em Guayaquil).

Com a bola rolando, o Botafogo tomou a iniciativa e partiu para o ataque, mas sofria com os rápidos contra-ataques do Atlético-PR, que em uma das descidas pelas laterais, abriu o placar e colocou ainda mais pressão nos cariocas. Aos 32min, Wesley tirou Alessandro da jogada e finalizou forte para as redes, contando com a colaboração do goleiro uruguaio Castillo, acabando também com qualquer chance de disputa por pênaltis.

No entanto, aos 44min, depois de duas reclamações dos mandantes de pênaltis cometidos em cima de André Lima e Reinaldo, o árbitro cedeu aos protestos e anotou falta polêmica dentro da área a favor do Botafogo, em novo lance com Reinaldo. Na cobrança, Lúcio Flávio deslocou Galatto, viu a bola tocar na trave e entrar. Já na etapa final, o mesmo camisa dez levantou para a área, aos 15min, e Gabriel desviou para as redes.

A vantagem botafoguense deixou a partida ainda mais aberta, com os mandantes desperdiçando chances de matar o jogo e o Atlético-PR perigoso em suas investidas. E em uma delas, aos 36min, Nei chutou cruzado, contou com nova falha de Castillo e voltou a deixar triste os torcedores alvinegros. Mas antes do fim, Wellington escorou com o joelho um cruzamento de Lúcio Flávio e tratou de trazer a alegria de volta aos fãs de General Severiano.

Nenhum comentário: