sábado, 19 de setembro de 2009

Brasileirão 2009 - Série A, 25ª Rodada





Beat Reusser
de Jesus








Atlético-PR vence o Sport e se afasta da zona do rebaixamento

Em jogo sem graça, os donos da casa levaram a melhor e venceram por 1 a 0, deixando o Sport em uma situação complicada na zona de rebaixamento.

O Atlético-PR não deu muito tempo ao Sport para pensar. Logo no primeiro minuto de jogo, Marcinho acertou uma bomba de fora da área e abriu o placar. No entanto, o time da casa não foi capaz de prosseguir com a pressão no primeiro tempo e não aproveitou para desestruturar o Sport depois do gol no início.

O Sport, por sua vez, tentou se recuperar do baque inicial e se arrumou em campo, tentando chegar ao ataque do Atlético. Porém, esbarrava na falta de criatividade e no abuso de bolas cruzadas na área, que favoreciam a zaga paranaense.

Na segunda etapa, o Atlético-PR voltou mais recuado e o Sport se aproveitou da situação para atacar. Luciano Henrique e Élder Granja passaram a procurar mais o jogo e levaram perigo ao gol do time mandante. Aos 26min, o Sport quase marcou quando Vandinho, aproveitando um cruzamento de Wilson, cabeceou na trave.

No restante da partida, o que se viu foi o Atlético-PR amarrando o jogo para segurar o resultado, enquanto o Sport buscava forças para tentar a reação. Porém, como força sem qualidade não funciona, o resultado permaneceu inalterado.


Viáfara brilha e Vitória bate Inter

O Vitória fez o seu dever de casa na noite deste sábado, ao superar o Internacional por 2 a 0 no Estádio do Barradão, em Salvador.

Com a derrota na capital baiana (a segunda consecutiva), o Internacional estaciona nos 43 pontos, segue um atrás do líder Palmeiras (que encara o Cruzeiro no Palestra Itália, na próxima quarta-feira), e pode perder a segunda colocação para o rival São Paulo, já que a equipe de Ricardo Gomes soma o mesmo número de pontos dos colorados e encara o Santo André em Ribeirão Preto neste domingo. Já o Vitória, com o segundo triunfo consecutivo, alcança os 36 pontos e passa a ser o dono da oitava posição.

Com atuação destacada do goleiro Viáfara, responsável por, pelo menos, cinco defesas importantes contra o ataque colorado, a equipe da casa também contou com a boa presença de seu torcedor, que cantou o tempo inteiro nas arquibancadas e empurrou o time baiano em mais um triunfo contra um favorito ao título nacional.

Com a bola rolando, o Internacional tomou a iniciativa no primeiro tempo e criou as melhores chances para abrir o placar. No entanto, a equipe gaúcha não contava com a noite inspirada do goleiro e capitão Viáfara, que brilhou em finalizações de Taison, Kléber, Alecsandro e Andrezinho, se tornando assim a principal figura da partida. Do lado da equipe baiana, Ramon era o maior organizador e explorava a velocidade de seus companheiros Neto Berola e Apodi.

E mais uma vez explorando as bolas paradas, arma que se mostrou fatal na semana passada contra o Palmeiras, o Vitória abriu o placar em outra bola que saiu dos pés de seu camisa dez. Em cobrança de falta, Ramon levantou para a área e Uelliton completou de cabeça aos 14min da etapa final. Em seguida, o centroavante Roger, com passagens apagadas por São Paulo e Palmeiras, sofreu pênalti cometido por Índio e converteu a cobrança, fechando a contagem em Salvador aos 31min.


Em jogo ruim para os dois, Náutico e Galo ficam no 0 a 0

O Atlético-MG perdeu uma boa chance de encostar no líder do Campeonato Brasileiro. Jogando fora de casa, a equipe mineira empatou em 0 a 0 com o Náutico e diminuiu em apenas um ponto a diferença para o Palmeiras, que só joga na quarta-feira.

O Náutico por sua vez vê a sua situação se complicar mais uma vez neste Brasileiro. Com 26 pontos, o time pernambucano não consegue deixar a 16ª posição e segue com apenas dois pontos a mais que Santo André e Botafogo, os primeiros da zona de rebaixamento.

O primeiro tempo foi monótono no estádio dos Aflitos. Assim como o Náutico, o Atlético-MG tinha dificuldades na armação de jogadas. O atacante Diego Tardelli precisava constantemente buscar a bola no meio-campo. E, quando retornava para o setor ofensivo, não encontrava boas opções entre os seus companheiros.

No segundo tempo, Roth trocou Rentería por Renan Oliveira no Atlético-MG. A partida passou a contar com mais chances de gol para os dois lados. Já era hora de Geninho mexer no Náutico também. O veterano Kuki substituiu Asprilla e fez a equipe pernambucana se lançar ao ataque.

Com o tempo, contudo, o jogo voltou a ficar preso no meio-campo. Celso Roth e Geninho fizeram o possível para as suas equipes se reanimarem, com as entradas de Emanuel e Anderson Santana no Náutico e Éder Luís e Coelho no Atlético-MG. Apesar da melhora, restaram vaias da torcida após o apito final.

Nenhum comentário: