Carlos Augusto
A Toyota decidiu acabar com sua própria agonia e anunciou nesta quarta-feira (4) que vai, mesmo, deixar a F-1 em efeito imediato. Um pronunciamento sobre o futuro da equipe, inclinado à desistência dos planos de continuar na categoria, era esperado para o próximo domingo. Durante entrevista coletiva em Tóquio, entretanto, a cúpula da montadora fez o anúncio.
Em comunicado, a montadora justificou a retirada da F1 destacando o impacto da crise econômica internacional no setor automotivo. "A Toyota Motor Corporation, que via sua participação na F1 como contributiva para a prosperidade da cultura automotiva, continuou dedicada a competir no ápice do esporte a motor mesmo em face das abruptas mudanças econômicas que começaram ano passado. Entretanto, ao se considerar as atividades esportivas do TMC para o ano que vem, além de um ponto de vista a médio prazo, refletindo a severa realidade econômica atual, a TMC decidiu se retirar da F1."
A decisão do quadro de diretores já estava tomada; daí ser desnecessário prolongar até domingo a confirmação do adeus. A Toyota registrou pela primeira vez na história um prejuízo na venda de seus carros, e a previsão é que 2010 seja da mesma forma. E como tem sido comum entre as montadoras que participam de competições, o primeiro corte do harakiri dos japoneses se dá na área esportiva. Foi assim com a Honda no ano passado, com a Suzuki e a Subaru no rali e com a Kawasaki na MotoGP, além do recente anúncio da Bridgestone em deixar a F1 após o fim da próxima temporada.
"A TMC também deseja expressar a sua gratidão sincera a todos os pilotos que correram na Toyota e a todos os empregados que ajudaram a tornar possíveis as conquistas da equipe", continua a nota.
A empresa declarou que não vai deixar seus ex-funcionários sem amparo. "A TMC pretende fazer o seu melhor para encontrar uma solução para essas partes afetadas pela inconveniência que esta decisão pode causar."
O texto esclarece que a montadora não está deixando o automobilismo como um todo. "A Toyota não só vai correr em diversas categorias, como também vai contribuir para o desenvolvimento do esporte a motor, apoiando o automobilismo de base e planejando eventos que sejam fáceis para as pessoas participarem."
Fonte: Grandepremio.
A decisão do quadro de diretores já estava tomada; daí ser desnecessário prolongar até domingo a confirmação do adeus. A Toyota registrou pela primeira vez na história um prejuízo na venda de seus carros, e a previsão é que 2010 seja da mesma forma. E como tem sido comum entre as montadoras que participam de competições, o primeiro corte do harakiri dos japoneses se dá na área esportiva. Foi assim com a Honda no ano passado, com a Suzuki e a Subaru no rali e com a Kawasaki na MotoGP, além do recente anúncio da Bridgestone em deixar a F1 após o fim da próxima temporada.
"A TMC também deseja expressar a sua gratidão sincera a todos os pilotos que correram na Toyota e a todos os empregados que ajudaram a tornar possíveis as conquistas da equipe", continua a nota.
A empresa declarou que não vai deixar seus ex-funcionários sem amparo. "A TMC pretende fazer o seu melhor para encontrar uma solução para essas partes afetadas pela inconveniência que esta decisão pode causar."
O texto esclarece que a montadora não está deixando o automobilismo como um todo. "A Toyota não só vai correr em diversas categorias, como também vai contribuir para o desenvolvimento do esporte a motor, apoiando o automobilismo de base e planejando eventos que sejam fáceis para as pessoas participarem."
Fonte: Grandepremio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário